“Gourmet Winter Days” começa amanhã no Riopreto Shopping

0
64
Imagem meramente ilustrativa de risoto

Associação internacional promove jantar beneficente na próxima terça-feira, às 20h, no restaurante do Ipê Center Hotel. As oficinas gratuitas de gastronomia começam também no dia 5 e vão até domingo, dia 10, a Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping

 

O projeto “Gourmet Winter Days”  realizado pelo Riopreto Shopping chega ao centro de compras no próximo dia 5 com o objetivo de divulgar a gastronomia por meio de oficinas, cursos e workshops até o dia 10 de julho. Na programação deste ano, destaque para o jantar beneficente “Cozinheiros Sem Fronteiras”  que acontece no Ipê Center Hotel, às 20h, terça-feira,   5 de julho .  Amanhã, dia 4/07. segunda-feira, acontece a abertura oficial do evento para imprensa e formadores de opinião.

No jantar beneficente “Cozinheiros Sem Fronteiras”  serão servidos pratos criados e executados por chefs da cozinha internacional, uma experiência gastronômica que faz parte do projeto “Cozinheiros sem Fronteiras”.  Criado há dez anos com a finalidade de colaborar em causas humanitárias. O menu do jantar, assinado pelo chef chileno Quersen Vásquez e pelos chefs com certificação internacional Carmen Guarize, Ana Maria Tomazoni, Paulo Rabello, Celso dos Santos Silva e Rodrigo Bueno, contará com duas entradas, massa, prato principal e sobremesa. Bebidas serão cobradas à parte. Todos os chefs abriram mão de seus cachês para cozinharem no jantar e nas oficinas do Gourmet Winter Days.

O lucro líquido do jantar, que custa R$ 90 por pessoa, e da venda dos vinhos  serão doados para o Fundo de Gastronomia Solidária do Iscei – Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar. As adesões podem ser adquiridas pelo telefone 3305-6349 .

Chef Quersen Vásquez
Chef Quersen Vásquez

Pela primeira vez no Brasil, o renomado chef Quersen Vásquez – que tem mais de 40 anos de experiência na gastronomia e na formação de talentos culinários – afirma que está bastante animado com o evento. “Será uma ótima oportunidade para divulgar a cozinha chilena, suas receitas e sua história”, diz. A Associação Cozinheiros sem Fronteiras já realizou eventos em outras cidades brasileiras, contando com o apoio de importantes chefs que doam suas horas de trabalho à causa escolhida, e tem o objetivo de integrar a gastronomia de toda a América Latina.

O responsável pela produção local do jantar, o Chef Rodrigo Bueno, da Rodrigo Bueno Soluções em Gastronomia, explica que receber este jantar será um marco para a gastronomia de São José do Rio Preto. “Estamos muito empenhados em proporcionar para os nossos convidados uma experiência gastronômica incrível. Este projeto só foi realizado devido ao grande apoio dos nossos patrocinadores”, explica.

Para a realização do jantar, os chefs contaram com o auxílio dos alunos dos cursos de Gastronomia do Senac,  uma oportunidade de crescimento para os estudantes conhecerem como é o funcionamento de uma cozinha durante um evento.

 

 “Gourmet Winter Days” 

Acontecem durante esta temporada do “Gourmet Winter Days” , em  uma cozinha  montada pela Marcato, 35 oficinas de gastronomia com os temas: Risotos, Massas, Saladas,  Frango,  Carnes,  Coquetelaria, Vinhos, Culinária Saudável e sem Origem Animal,  Culinária sem Lactose e sem Glúten,  entre outros temas. As oficinas são todas gratuitas e com capacidade para 20 pessoas por ordem de chegada.

 

05/07 – terça-feira

16h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Saladas.

17h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Frango.

18h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Carnes.

19h – Shake nutritivo e funcional (biomassa e frutas frescas) – com a chef Nattália Amaral – Caminho Verde.

20h – Oficina de Cafés Starbucks – com Thallys Oliveira.

 

 

6/7 – quarta-feira

16h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Saladas.

17h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Coquetelaria Criativa – com os chefs Celso dos Santos Silva e Carmen Guarize – Aregala Brasil.

18h – Risoto de Nozes com Pera – chef Fausto Rodrigo de Souza Silveira – Senac São José do Rio Preto.

19h – Ancho WinterDays – com o chef Celso dos Santos Silva – Aregala Brasil.

20h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Carnes.

21h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Frango.

 

7/7 – quinta-feira

16h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Massas.

17h – Sopas e cremes nutritivos / detox (nutricionista Camila Rocha da Costa) – Senac São José do Rio Preto.

18h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Risotos.

19h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Frango.

20h – Momento Aregala Gastronomia Internacional Especial Carnes.

21h – Cozinha em Casa com Ilna de Jorge – Como fazer uma Paella deliciosa na sua casa?

 

08/07- sexta-feira

16h – Oficina de Cafés Starbucks – Thallys Oliveira.

17h – Blog Conversas de Sabor com Natália Clementin

18h – Oficina Criativa de Confeitaria – Ricardo Martins – Mr. Braun

19h – Pão doce integral de coco – com a chef Nattália Amaral – Caminho Verde.

20h – Sobremesa e Cachaça – Chefs Diego Rodrigues Costa e Edson Fernando da Costa do Senac São José do Rio Preto.

21h – Oficina de Confeitaria com Mariana Javarez Martins – Donna Mari Cakes.

 

09/07- sábado –

13h30 – Oficina de Confeitaria – Ricardo Martins – Mr. Brown.

15h – Oficina Sabor sem Limite – 15h – nutricionistas Adriana Tono e Babi Oliveira.

16h – Docinho de festa com castanha de caju (sem lactose e sem glúten) – chef Nattália Amaral – Caminho Verde.

17h – Crepioca – nutricionista Selma da Silva Oliveira do Senac São José do Rio Preto.

18h – Cozinhar é fácil (Massa fresca+ molho)- Gastronomia Unilago.

19h –Oficina de Vinhos – Paulo Cursino – Enoteca Cursino

20h – Oficina de Vinhos – Paulo Cursino – Enoteca Cursino.

 

10/07- domingo

15h – Oficina Blog Bate Panela com Larissa Oliveira.

16h – Oficina Sabor Sem Limites.

17h – Brigadeiro de casca de banana e mousse de cacau funcional com abacate

18h – Oficina de Vinhos – Paulo Cursino – Enoteca Cursino.

19h – Oficina de Confeitaria com Mariana Javarez Martins – Donna Mari Cakes.

 

 

 

Artigo anteriorVisita traz Grindélia, Boi no Rolete e Rodeo Country Bulls
Próximo artigoSesc inicia vendas para o show de Erasmo Carlos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.