Guillermo Parada, idealizador do estúdio gt2P, faz palestra no BOOMRIOPRETODESIGN

0
75

 

O BOOMRIOPPRETODESIGN confirma mais um convidado internacional para a sua edição de 2013, que acontece no dia 23 de agosto, no Riopreto Shopping Center. Trata-se do arquiteto e designer chileno Guillermo Parada, que, ao lado de Sebastian Rozas, comanda um dos estúdios mais inovadores da cena criativa contemporânea: o gt2P (Great Things to People).

Com a premissa de conceber coisas grandiosas para as pessoas, o gt2P é um estúdio voltado para a pesquisa e a exploração de novas tecnologias na arquitetura e no design. Os interesses comuns de Parada e Rozas no uso de novas tecnologias e no desenvolvimento de novos produtos os levaram a criar um estúdio fortemente pautado pela experimentação.

Um exemplo claro da identidade do gt2P é o seu trabalho sobre o conceito digital crafting, que promove o diálogo entre metodologias do design digital e as experiências e técnicas dos artesão chilenos. O resultado levou o estúdio a conseguir interessantes protótipos de design em diferentes escalas, que vão de móveis à iluminação pública.

O modelo de negócios do gt2P envolve projetos e consultorias sobre geometrias complexas de manufatura digital e resolução, possibilitando uma nova forma de criar, que vai além de um escritório de arquitetura tradicional.

Um dos mais recentes trabalhos do gt2P, desenvolvido em parceria com a Den Herder Production House, foi apresentado na edição 2013 da Design Week de Milão (Itália). Trata-se da coleção de luminária Vilú, concebida a partir de reflexões sobre a presença no objeto no espaço.

As luminárias Vilú possuem bordas externas que criam as curvas de sua origem. Neste caso, inspiram-se no mito da origem do arquipélago de Chiloé, que surgiu após a grande batalha entre duas forças poderosas: Cai-cai Vilu, o Espírito das Águas, e Tren-tren Vilu, o Espírito Protetor e da Sabedoria. Enquanto um aumentava o nível da água, o outro elevava o da terra. Eles lutaram até encontrar o equilíbrio que forma o arquipélago.

Neste sentido, as luminárias sugerem uma ação. O espaço iluminado propõe um diálogo entre as pessoas e somente quem participa desta ação integra-se à sua espacialidade interior.

Outra celebre criação do gt2P é a coleção Royal Mahuida, cujo nome significa “floresta nativa” na língua dos índios mapuches do Chile. As peças são feitas em bronze, um material nobre que se assemelha ao ouro por meio da fundição de moldes copiados de modelos impressos em 3D. O resultado estético é fantástico e tem inspiração em uma árvore nativa do Chile, a Araucária, cuja geometria de crescimento é, as vezes, contínua e, por vezes, descontínua.

 

BOOMSPDESIGN

O BOOMRIOPRETODESIGN é uma extensão para o interior paulista do BOOMSPDESIGN, fórum internacional de arquitetura, design e arte, que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, no D&D Shopping, em São Paulo. Neste ano, também acontecerá a primeira edição do BOOMBRASÍLIADESIGN, no dia 10 de outubro, no CasaPark Shopping, em Brasília.

Em 2013, o fórum internacional tem como “Designer do Ano” Luis Pons, venezuelano radicado nos EUA e cujos trabalhos têm sido destacados por diversas publicações mundiais. Entre os palestrantes já confirmados para o BOOMRIOPRETODESIGN 2013, além de Guillermo Parada, estão os arquitetos e designers Kiko Sobrino, Fábio Galeazzo e Diego Revollo.

 

BOOMRIOPRETODESIGN 2013

Quando: 23 de agosto, às 8h30

Onde: Riopreto Shopping Center

Quanto: R$ 120 e R$ 60 (meia-entrada)

Informações: (17) 3305-8136

Site: boomriopretodesign.com.br

 

Artigo anteriorBRUNO GISSONI, RODRIGO ANDRADE CAUSAM TUMULTO AO DEIXAR CAMAROTE DA BBOM NO COUNTRY BULLS
Próximo artigoRio Preto Rock Festival traz Brothers of Brazil e Humberto Gessinger
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.