Eco Resort Foz do Marinheiro investe 1,2 milhões em energia solar

0
31
Compartilhe

Práticas relacionadas à sustentabilidade tem sido cada vez mais frequentes no hotel Foz do Marinheiro, localizado em Cardoso, interior de São Paulo. Após se tornar um Eco Resort, as ações focadas no desenvolvimento de um turismo sustentável se tornaram ainda mais evidentes.
Por isso, a proprietária do hotel, Valéria Foz, resolveu investir em um sonho antigo, que foi a instalação de placas fotovoltaicas. A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, gerada pela luz e calor que vêm do sol, que é a nossa fonte de energia vital.

“Me sinto muito realizada com esta conquista para o hotel, e também para o meio ambiente. O investimento total neste projeto foi de R$1,2 milhões”, conta Valéria Foz.

Para atendimento total do hotel foram necessários 452 módulos fotovoltaicos. A instalação foi iniciada em setembro de 2021 com 66 módulos, o que representava 12% do consumo total.

“Na segunda etapa finalizada neste mês de maio, montamos um sistema com um total de 386 módulos de 545Wp para uma produção média de 28.458,7 kWh/mês. O hotel precisava de uma geração média (considerando o ano de 2019) de 29.528,7 kWh/mês. Hoje ele produz 108,7% de sua energia, com base em um ano típico antes pandemia e ainda tem uma folga de 3.619,9 kWh/mês”, conta o Engenheiro Eletricista, responsável pela obra, Carlos Eduardo Morettin Bereta. 

Com todas placas instaladas a usina fotovoltaica começou a produzir por completo. Mas, desde o início da implantação de energia solar no Foz do Marinheiro, já houveram resultados positivos para o meio ambiente.

A energia gerada por meio dos painéis solares no período equivale a redução da emissão de mais de 31 toneladas de CO² (gás carbônico, que é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta). Além disso, a quantidade de energia gerada pelo sol no hotel também corresponde ao plantio de mais de 1.744 árvores”, finaliza o engenheiro.

Serviço: Eco Resort Foz do Marinheiro – Cardoso | São Paulo Instagram: @fozdomarinheiro
Site: www.fozdomarinheiro.com.br  


Compartilhe
Artigo anteriorPraia Bonita é o primeiro resort do Nordeste a ter o Selo Verde do Instituto Chico Mendes
Próximo artigoEconomista Denise Campos de Toledo apresenta novo empreendimento da RVE
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.