Ilha Bela recebe o Festival Gastronômico Sabores da Praia

0
101
éssica Aquino / Sabores da Praia Peixe local, escamas de banana da terra e azeite de ervas compõem o prato do Atelier do Tonhão - Foto

Festival Sabores da Praia em Ilhabela (SP) proporciona experiências gastronômicas internacionais

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela acontece entre os dias 18 de abril e 19 de maio nos mais badalados e conceituados restaurantes do arquipélago. Apreciadores das culinárias italianas, japonesas, francesas, portuguesas e até libanesas terão a oportunidade de vivenciarem experiências gastronômicas desses e de outros países.

Os chefs estão elaborando pratos exclusivos para a ocasião e grande parte tem como principais ingredientes os frutos do mar, com um quê de contemporaneidade. Lulas, polvos, camarões e peixes de diversas espécies compõem as criações. As apresentações dos pratos estão impecáveis e em breve todos eles poderão ser conhecidos no site oficial do evento.

Pratos 

Pensando em aproveitar os insumos frescos que a ilha oferece, o Restaurante Flamboyant, da Pousada Velas do Engenho, preparou para o festival o Arroz Cremoso de Camarão e Catupiry, uma releitura do tradicionalíssimo risoto. Muito bem servido e extremamente saboroso, o prato é preparado com camarões refogados, puxados com arroz e catupiry, além de tomate em cubos e cebolinha.

Arroz Cremoso de Camarão e Catupiry do Flamboyant. Explosão de sabores Foto Jessica Aquino -Sabores-da-Praia

Para esta receita, o Chef Paulo Chiarastelli Paulin acrescentou cebolinha, sal, alho descascado e azeite de oliva extra virgem. A combinação de ingredientes resultou em uma explosão de sabores. E o prato ainda pode ser degustado com uma incrível vista do Canal de São Sebastião.

Especializado em frutos do mar e gastronomia contemporânea, o Atelier do Tonhão apostou no Peixe à Ilhabela para conquistar o paladar do público que prestigiará o Festival. Para preparar o prato, o badalado Chef Tonhão escolherá peixes locais da época para tornar o prato mais fresco e saboroso.

Jéssica Aquino / Sabores da Praia Peixe local, escamas de banana da terra e azeite de ervas compõem o prato do Atelier do Tonhão –

A posta do peixe recebe uma cobertura de escamas feitas com rodelas de banana da terra, disposta em uma generosa porção de purê de mandioquinha, levemente adocicada, para contrabalancear o sabor. A iguaria é finalizada com azeite de ervas e poderá ser degustada em um ambiente aconchegante e acolhedor localizado no centrinho turístico de Ilhabela.

Outro prato que promete fazer sucesso no 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela é a Lula à Brasileira, do consagrado Espaço Tangará Restaurante, localizado na bucólica Praia do Jabaquara, ao norte da ilha principal do arquipélago.

Jéssica Aquino / Espaço Tangará preparou lula à brasileira com pirão e arroz.

Ele é produzido com lula baby à brasileira, bem fresquinha, arroz branco com tempero na dose certa e pirão, uma iguaria originária dos indígenas e que até hoje é cultuado como prato típico caiçara. O conjunto de ingredientes confere um sabor especial ao prato, Os turistas que o degustarem levarão de “brinde” o cenário paradisíaco da Praia do Jabaquara.

Inscrições

As inscrições, que foram prorrogadas, estão abertas até 3 de março e o formulário para a participação pode ser acessado clicando aqui. Enquanto o festival não acontece, o público poderá acompanhar os bastidores e novidades por meio do perfil oficial do evento no Instagram, com fotos e vídeos dos pratos participantes.

Além de restaurantes, também podem participar do festival gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares.

O Festival está sendo realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau, inclusive para não associados, como forma de valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contemporâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores convidativos. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

O evento acontece em abril e maio, considerados os melhores meses para visitar os atrativos turísticos de Ilhabela, por conta do clima ameno, com sol e céu azul e um friozinho gostoso à noite. A cidade é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura, história e, claro, muita gastronomia.

Sabores da Praia

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela é realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau em parceria com o Grupo Sabores, patrocínio de Sandara Comida Libanesa Artesanal e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, do Portal Hora Campinas e da Revista Travel for Life.

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA PRAIA – EDIÇÃO ILHABELA

Data: 18 de abril a 19 de maio de 2024

Local: Entre os estabelecimentos participantes

Informações: (11) 93279-5275

Inscrições: www.saboresdapraia.com.br

Instagram: @saboresdapraiabr | @ilhabelaconvention

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube