O Instituto Mudar promove neste domingo, 15/12, o “Natal Sunset”. Trata-se do plantio festivo de 190 árvores no Distrito Ulysses Guimarães. Segundo a organização do Instituto Mudar, a área verde do local está bem desertificada.
A ação, que conta com os membros do Rotary Eco, terá ainda a participação especial de famílias de crianças com transtorno de espectro autista e do núcleo de psicólogas de Rio Preto. Todos os participantes receberão um certificado de horas de voluntariado.
Para animar a tarde de confraternização e o plantio das árvores,está programado o show da cantora Gabi Livon, com o especial “Rita Lee e Mutantes”.
“Este evento é para fecharmos o ano ao lado daqueles que tornaram todas essas conquistas possíveis. E os resultados animadores que conseguimos com o plantio de árvores e demais ações de sustentabilidade na comunidade de Rio Preto”, afirma Fernanda Sansão, presidente do Instituto Mudar.
Resultados de 2019
Neste ano, o Instituto Mudar plantou mais de 1.000 árvores pela cidade, além da manutenção de cerca de 9.000 árvores já plantadas desde julho de 2016. O plantio e a manutenção conta com a parceria da Central de Penas Alternativas. Envolve 17 cumpridores de penas alternativas no trabalho com as árvores.
“O ano de 2019 foi um marco na história do Instituto Mudar. Realizamos muitas ações para preparar a nossa organização para o crescimento”, diz Fernanda.
Entre elas, a posse do novo conselho de administração, a implantação de novos processos de planejamento e profissionalização das atividades, a inauguração da sede e, em especial, o título de Organização de Utilidade Pública Municipal.
Outras ações
– Fundação, como mantenedora, do Instituto TRI, uma nova organização que trata de problemas sociais voltados à Cidade e Habitação. O TRI já conduz o projeto em desenvolvimento no bairro Santa Clara – “Se essa Rua Fosse Minha”;
– Capacitação, na ESALQ/USP e na ACIRP, em cursos de extensão universitária e de formação;
– Recebimento do apoio institucional da ONU HABITAT em projeto de promoção do diálogo construtivo, o ÉCOnversa;
– Participação ativa nas câmaras de planejamento e na implantação da Comissão Municipal para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU;
– Promoção de oficinas e palestras em importantes eventos da cidade, como a Expo Rio Preto, em empresas e em escolas no município;
– Participação especial no documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia”, fruto do Prêmio Nelson Seixas;
– Desenvolvimento do Programa Semeando Bem, fortalecendo as raízes comunitárias por meio do plantio e manutenção de árvores e do Ser, com duas profissionais de psicologia, Renata Terruggi e Patrícia Zilio, com encontros mensais de terapia comunitária para o desenvolvimento pessoal e profissional dos apenados.