JBC- Dona Bilica lembra costumes perdidos em ‘Naquele Tempo’ nesta terça

0
175

Dona Bilica lembra costumes perdidos em ‘Naquele Tempo’
A 14ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia recebe, na terça-feira, 26/01, o espetáculo “Dona Bilica Naquele Tempo”, da Cia. Pé de Vento, de Florianópolis. A peça será apresentada em duas sessões, às 19h e às 22h.

Dona Bilica abre as portas de sua casa para contar como era viver na Ilha antes do progresso chegar. Entre rezas e cantorias, ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, história de bruxas e assombrações. Sempre com seu humor muito peculiar, Dona Bilica nos lembra de costumes perdidos na memória de uma cidade em constante transformação.

Para criar o espetáculo solo, a atriz Vanderléia Will e o diretor da peça, Renato Turnes, realizaram uma pesquisa de campo junto aos moradores nativos de Florianópolis, representantes genuínos da cultura açoriana que, segundo a atriz, são a última geração que viveu “naquele tempo”. Suas vivências, relatos e estórias são o mote que norteia “Dona Bilica Naquele Tempo”.

A atriz vai a fundo no trabalho de mimeses corpóreo, uma pesquisa e laboratório intenso de observação e entrevistas com “típicos” nativos que vivem e mantém traços da colonização açoriana em seu modo de vida. Este trabalho fala da identidade de cada um, da importância de termos uma referência. Dona Bilica, em seus trejeitos e expressões típicas, ajuda o espectador a reconhecer e identificar que apesar de todo o crescimento do mundo globalizado, não se deve perder a individualidade e essência.

Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro Municipal no dia da apresentação, a partir das 18 horas. Será entregue apenas 1 (um) ingresso por pessoa. Classificação indicativa 12 anos.

O JBC 2016 é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em correalização com Poiesis, Oficina Cultural Fred Navarro e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O festival segue até o dia 30 de janeiro.

[mp_ads_system ads_system_select=”21254″]