Nascido em Monte Aprazível, Jorge Maluf veio com sua família, seus pais Jorge e sua mãe Mariana e seus três irmãos, para São José do Rio Preto no início dos anos 60. Seu primeiro emprego foi em um laboratório de próteses, porém aos seus 14 anos descobriu sua grande paixão – a fotografia – ensinada pelo saudoso fotógrafo Nestor Brandão – dono do Foto Estúdio – em uma máquina fotográfica de fole com tripé.
De lá para cá, mesmo diante a tantas novidades tecnológicas em equipamentos, Jorge não parou mais e, este ano, comemora 50 anos de profissão. A retrospectiva de seu trabalho pode ser conferida pelo público de 2 a 12 de outubro, na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping. No dia primeiro de outubro, acontece o coquetel de lançamento para convidados, imprensa e formadores de opinião. Entre as milhares de fotos de sua carreira, sua predileta é uma que retrata a antiga Catedral, em 1966, eternizando a fé de 5 mil pessoas durante uma procissão da Sexta-feira da Paixão.
Presidente da Afocirp (Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de São José do Rio Preto) e pai de dois filhos, Alexandre e Luciana, e avó de uma neta, Carolina, Jorge realizou, com muito critério e carinho, uma minuciosa pesquisa para chegar nas 300 imagens expostas na exposição. “É possível ver parte da história da nossa cidade por meio das minhas fotos, passando por eventos sociais e culturais, mostrando várias personalidade”, explica.
Na exposição, intitulada “50 anos fotografando a história de Rio Preto”, é possível ver desde a primeira cobertura fotográfica de Jorge Maluf – feita em 17 de outubro de 1964 – durante o aniversário de 18 anos de Maria Inês Fernandes – até fotos mais contemporâneas – que mostram o dinamismo do fotógrafo. As décadas de 60, 70 e 80 podem ser revividas por meio dos famosos Carnavais e bailes de Debutantes, eventos rotarianos e maçônicos, primeira formatura da Faculdade de Medicina, registros de famosos na cidade como Chacrinha e Jô Soares na década de 80.
A realização da exposição é do fotógrafo Jorge Maluf e do Riopreto Shopping com apoio do Foto 15, Agrometal, Únicabr, Afocirp, Tropical e Sindicato Rural de São José do Rio Preto. Depois do Riopreto Shopping, a história deste grande fotógrafo também será exposta no Rio Preto Automóvel Clube, faculdades e outros pontos da cidade. A entrada é gratuita.