Jornalista Edinho Baffi lança livro sobre comunicação na área pública

0
97

O jornalista Edinho Baffi lança o livro “Comunicar com estratégia faz a diferença” na próxima quinta-feira, dia 05 de junho, no Automóvel Clube, às 19h30. Com prefácio do Senador Aloysio Nunes Ferreira Fillho (PSDB), o livro destaca a importância da estratégia na elaboração e execução de ações de comunicação na área pública.

O livro é destinado especialmente aos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa de órgãos públicos, estudantes de comunicação, autoridades públicas e assessores políticos.

Ele revela em detalhes a nem sempre fácil missão do assessor de imprensa em fazer o intermédio entre o repórter e o agente político que muitas vezes protagonizam uma relação tensa e recheada de conflitos.

Para Edinho Baffi, a comunicação é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização, seja pública ou privada, pois cabe a ela a missão de construir um diálogo sem ruídos com a população e que dê maior transparência e abrangência aos atos do gestor público.

“Além de fazer a interlocução entre as organizações, públicas e privadas, e os veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios, TVs e sites, a Assessoria de Imprensa deve trabalhar também para criar canais de comunicação que facilitem o diálogo com os mais diferentes segmentos de uma sociedade”, destacou.

No livro, o leitor perceberá que o papel do assessor de imprensa é fundamental na organização das informações geradas no dia a dia de uma administração pública e na construção de um discurso único, que reflita as metas, desafios e conquistas do governo.

Com 160 páginas e editado pela editora Setembro, a obra é resultado direto dos 15 anos de carreira do autor e tem como subtítulo “A comunicação na área pública e algumas das lições que aprendi com meu pai”. Formado em jornalismo na PUC-Campinas e com MBA em Marketing pela FGV, Edinho Baffi atuou em diferentes organizações públicas e privadas, como a concessionária Rota das Bandeiras (Odebrecht) e as prefeituras de Holambra, Jaguariúna e Artur Nogueira.

 

 

Trecho do livro

O desafio da comunicação na instituição pública é aproximar seus serviços da sociedade. Para isso, precisa ser planejada com conhecimento técnico e executada com agilidade e precisão, levando em conta sempre a realidade em que será aplicada.

O assessor de imprensa vive permanentemente sob um intenso fogo cruzado. Não há calmaria, muito menos águas mansas, realidade bem diferente do que equivocadamente muitos imaginam. Ele tem a difícil, muitas vezes impossível, missão de agradar a “gregos e troianos”.

De um lado, repórteres sedentos por informações, frias ou quentes, de interesse público ou não. Do outro, o agente político, o chefe que paga o seu salário e nem sempre compreende o papel da imprensa e a necessidade que ela tem diariamente de produzir notícias para alimentar o voraz e interminável apetite de seus leitores, telespectadores ou ouvintes.

Mas eis aí talvez um dos maiores desafios dos iniciantes ou até mesmo dos mais experientes jornalistas que assumem o papel de assessor de imprensa.

A construção de uma política de comunicação pública tem que ser baseada indiscutivelmente em cima de preceitos éticos. A manipulação de dados consiste num erro arcaico e irreversível. Planejar estrategicamente uma ação de comunicação é decidir como, quando e para quem as informações devem ser divulgadas.

Estratégias de comunicação não podem ser confundidas com manipulação de informações. Saber o que, como e quando falar à sociedade para a qual governa é uma decisão estritamente estratégica da área de comunicação.

O bom assessor de imprensa é aquele que consegue visualizar informações de interesse público onde a maioria das pessoas que orbitam em torno da administração municipal, estadual ou federal não vê. É essa capacidade que aumenta substancialmente a chance de “vender” matérias positivas para jornais, TVs, rádios e sites.

E o que é interesse público? O que desperta a curiosidade da opinião pública? De que tipo de notícia a imprensa está atrás?

Informação de interesse público é tudo aquilo que pode interferir positiva ou negativamente na vida da maioria dos moradores de uma cidade, em qualquer área, seja transporte, saúde, educação, esporte, economia entre outras.

 

Informações:

 Lançamento em São José do Rio Preto

O jornalista Edinho Baffi lança o livro “Comunicar com estratégia faz a diferença” na próxima quinta-feira, dia 05 de junho, no Automóvel Clube, às 19h30.

Artigo anteriorSão José do Rio Preto – O golfista Pedro Costa Lima, o Pepê, venceu pela quarta vez o Aberto de Golfe
Próximo artigoMassoterapia, dois anos da It Beach no Riopreto Shopping e Fábio Jr. estão no programa desta semana
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.