De 4 a 12 de agosto de 2018, a Estância Turística de Olímpia realiza o 54º Festival do Folclore. Trata-se de um dos maiores e mais importantes do país, que comemora, este ano, seu Jubileu de Milho.
Durante nove dias de festa, a cultura de todo o país se reune na cidade. Olímpia é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).
A grande atração do evento fica por conta das apresentações noturnas de palco de danças e manifestações folclóricas. Mas, aliado a isso, a programação do evento inclui uma série de atividades. São palestras, gincanas e oficinas de brinquedos infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira, desfile e apresentações em escolas.
As cinco regiões brasileiras são presenças confirmadas no 54º Festival do Folclore de Olímpia. São 55 grupos folclóricos e parafolclóricos, sendo 14 inéditos, de 17 estados brasileiros. A expectativa é de receber cerca de 100 mil pessoas, além da participação recorde de 1.800 artistas.
O palco da festa é o Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”. É popularmente conhecido Recinto do Folclore. A entrada é gratuita.
A estrutura do evento oferece ainda estacionamento oficial. Haverá uma ampla praça de alimentação com dezenas de barracas e gastronomia variada, parque de diversões, palco alternativo para apresentações de grupos. A segurança do evento tem especial atenção para conforto das famílias.
O espetáculo de abertura, no dia 4 de agosto, promete surpreender e encantar o público com o tema: Festa de um povo “Cabe o mundo inteiro no balaio brasileiro”. Mais de 300 crianças da rede municipal e artistas convidados estão ensaiando para a apresentação.
O folclore também invade as ruas, o comércio, escolas e prédios públicos de Olímpia. São peregrinações dos grupos participantes, que realizam apresentações e interagem com a comunidade.
O 54º Festival do Folclore de Olímpia é realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Tem a parceria da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro e do Governo do Estado de São Paulo.
O evento tem apoio ainda do Proac (Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo) e da Guarani .
Todas as informações sobre a festa, a história e a programação completa do festival estão disponíveis no site www.folcloreolimpia.com.br e na página oficial no Facebook www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial/.