Ministério da Saúde amplia testagem para coronavírus

0
96
Secretaria Municipal

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou nesta terça-feira, 26 de maio, que o Ministério da Saúde ampliou a testagem para coronavírus. Pelo protocolo anterior, instituído pelo próprio Ministério, somente profissionais de saúde e pacientes graves internados eram testados.

A partir da última sexta-feira, 22, novos grupos foram incluídos na testagem: população sintomática transmissora e população sintomática com condições de risco.

Pelos critérios, são incluídos profissionais da segurança pública, profissionais da limpeza pública, profissionais do transporte público, idosos e pessoas com condições especiais (comorbidades). Os testes estão sendo colhidos nas unidades respiratórias e analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

A ampliação prevê uma segunda etapa com a inclusão da testagem de todas as pessoas sintomáticas, ou seja, que apresentem febre e outro sintoma respiratório.

Projeto Sentinela

Em Rio Preto, o Projeto Sentinela, em execução desde 20 de abril, ampliou as testagens para coronavírus no município a partir da realização de testes para pacientes com síndrome gripal leve.

O objetivo é verificar a positividade de coronavírus na população da cidade. A iniciativa conta com a parceria dos convênios de saúde do município, que também fazem a coleta de amostras. A análise é realizada pelo Hospital de Base e Unesp.

Mesmo com a ampliação de testes pelo Ministério da Saúde, o Projeto Sentinela, de responsabilidade do município, continua sendo realizado.