Ministério da Saúde amplia testagem para coronavírus

0
51
Secretaria Municipal

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou nesta terça-feira, 26 de maio, que o Ministério da Saúde ampliou a testagem para coronavírus. Pelo protocolo anterior, instituído pelo próprio Ministério, somente profissionais de saúde e pacientes graves internados eram testados.

A partir da última sexta-feira, 22, novos grupos foram incluídos na testagem: população sintomática transmissora e população sintomática com condições de risco.

Pelos critérios, são incluídos profissionais da segurança pública, profissionais da limpeza pública, profissionais do transporte público, idosos e pessoas com condições especiais (comorbidades). Os testes estão sendo colhidos nas unidades respiratórias e analisados pelo Instituto Adolfo Lutz.

A ampliação prevê uma segunda etapa com a inclusão da testagem de todas as pessoas sintomáticas, ou seja, que apresentem febre e outro sintoma respiratório.

Projeto Sentinela

Em Rio Preto, o Projeto Sentinela, em execução desde 20 de abril, ampliou as testagens para coronavírus no município a partir da realização de testes para pacientes com síndrome gripal leve.

O objetivo é verificar a positividade de coronavírus na população da cidade. A iniciativa conta com a parceria dos convênios de saúde do município, que também fazem a coleta de amostras. A análise é realizada pelo Hospital de Base e Unesp.

Mesmo com a ampliação de testes pelo Ministério da Saúde, o Projeto Sentinela, de responsabilidade do município, continua sendo realizado.

Artigo anteriorMais 18 casos elevam para 587 o número de infectados pelo coronavírus em Rio Preto
Próximo artigoSaúde informa a ocorrência de mais dois óbitos por covid-19 em Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.