MOSTRA INTERIORES TERÁ SUA QUINTA  EDIÇÃO NO SESC RIO PRETO EM SETEMBRO

0
140

SSI

Três longas e 13 curtas marcam a programação da quinta edição da INTERIORES – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual, uma iniciativa do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids) para a promoção da saúde e da visibilidade positiva do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A mostra INTERIORES 2015 acontecerá de 23 a 26 de setembro, na unidade do Sesc Rio Preto.

Conforme o coordenador-geral da INTERIORES, Fábio Takahashi, o destaque desta edição é a presença forte de diretores nas sessões e a realização de um módulo com curtas produzidos na primeira década dos anos 2000.

Neste ano, a curadoria contou com a participação do diretor paulistano Lufe Sttefen, que estará presente na mostra e exibirá ainda o curta “Rasgue Minha Roupa” (2002) no módulo Vale a Pena Ver de Novo.

Na quinta edição, a abertura da mostra INTERIORES fica por conta do documentário “Para Sempre Teu Caio F.” (2014), do diretor Candé Salles, que estará presente no evento. O filme trata de um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira, o gaúcho Caio Fernando Abreu.

O documentário traz diários e anotações pessoais do escritor gaúcho, e ainda depoimentos de familiares, admiradores e amigos como Adriana Calcanhoto, Camila Pitanga, João Gilberto Noll, Maria Adelaide Amaral, Eduardo Moscovis e Regina Duarte.

Outro diretor que estará presente na INTERIORES 2015 é Joel Pizzini, responsável pelo longa-metragem “Olho Nu” (2012), que apresenta um pouco da vida de Ney Matogrosso a partir de um vasto material de arquivo, que inclui shows, videoclipes, entrevistas, aparições em programas de televisão e ainda gravações caseiras.

Módulo de curtas

Na sessão de curtas, o diretor Diego Carvalho Sá marcará presença na INTERIORES com o filme “Antes de Palavras” (2013), que conta com a participação do ator Maurício Destri, da novela “I Love Paraisópolis”, da Globo. “Antes de Palavras” narra um estranho triângulo amoroso adolescente entre Célio (Maurício), sua namorada Sofia (Marcella Arnulf) e um garoto solitário da escola onde estudam, Dario (Henrique Larré).

Outro destaque do módulo de curtas é a estreia da produção rio-pretense “Lâmpadas Fluorescentes Sob os Olhos das Cobras-Cegas”, do diretor Alexandre Estevanato. O filme tenta desvendar as questões por trás do preconceito a partir da trajetória de uma mãe que começa viver um conflito moral ao perceber que seu melhor amigo gay pode ser uma influência na vida de seu filho ainda criança.

A INTERIORES – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual é uma realização do GADA com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde, do Sesc e do Canal Brasil. Confira a programação completa da quinta edição:

 

23 de setembro (quarta-feira) | 20h

Para Sempre Teu Caio F. (2014)

De Candé Salles

Caio Fernando Abreu foi um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, deixando uma vasta obra literária. O documentário traz diários e anotações pessoais do escritor gaúcho, e ainda depoimentos de familiares, admiradores e amigos como Adriana Calcanhoto, Camila Pitanga, João Gilberto Noll, Maria Adelaide Amaral, Eduardo Moscovis e Regina Duarte. Roteiro de Paula Dip.

 

24 de setembro (quinta-feira) | 20h

De Gravata e Unha Vermelha (2014)

De Miriam Chnaiderman

Documentário sobre a livre escolha da construção de gênero, no qual transexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas debatem sobre a suas identificações com o gênero oposto ao seu sexo biológico. Com depoimentos de Dudu Bertolini, Rogéria, Laerte e Ney Matogrosso.

 

25 de setembro (sexta-feira) | 20h

Olho Nu (2012)

De Joel Pizzini

A vida de Ney Matogrosso é apresentada a partir de um vasto material de arquivo, que inclui shows, videoclipes, entrevistas, aparições em programas de televisão e ainda gravações caseiras; de sua infância, passando pela fase em que integrou o grupo Secos & Molhados, até alcançar a popularidade em carreira solo.

 

26 de setembro (sábado) | 15h

Sessão de curtas

 

– Algum Lugar no Recreio (2014)

De Caroline Fioratti

 

– O Clube (2014)

De Allan Ribeiro

 

– Antes de Palavras (2013)

De Diego Carvalho Sá

 

– Casa Forte (2013)

De Rodrigo Almeida

 

– Quito (2014)

De Rui Calvo

 

– Um Estranho Ninho (2013)

De Matheus Heinz

 

– Lâmpadas Fluorescentes Sob os Olhos das Cobras-Cegas (2015) (foto)

De Alexandre Estevanato | Estreia nacional

 

26 de setembro (sábado) | 17h45

– Bate-papo com diretores e representantes do movimento LGBT

 

26 de setembro (sábado) | 18h30

Vale a Pena Ver de Novo

– Sargento Garcia (2000)

De Tutti Gregianin

 

– Rasgue Minha Roupa (2002)

De Lufe Steffen

 

– Beijo de Sal (2006)

De Fellipe Gamarano Barbosa

 

– Café com Leite (2007)

De Daniel Ribeiro

 

– Tá (2007) 

De Felipe Sholl

 

Singularidades (2006)

De Luciano Coelho

 

INTERIORES – Mostra de Cinema da Diversidade Sexual

5ª Edição – 23 a 24 de setembro

Sesc Rio Preto

Gratuito

 

[mp_ads_system ads_system_select=”16184″]