Nascente Azul é habitat de animais silvestres do Cerrado

0
56
Nascente Azul é habitat de animais silvestres do Cerrado
Nascente Azul é habitat de animais silvestres do Cerrado

Nos primeiros dias do mês de maio, um vídeo gravado durante um passeio na Nascente Azul, em Bonito, chamou a atenção nas redes sociais. Um veado-campeiro, animal típico do Cerrado, nadava tranquilamente nas águas tranquilas e cristalinas do Rio Nascente Azul, onde os visitantes participam da flutuação. As imagens foram registradas pelo guia turístico David Lopes em 29 de abril e divulgadas no dia 1º de maio.

Animal de hábitos noturnos, o veado-campeiro só aparece durante o dia em locais onde ele não se sente ameaçado ou perturbado. Encontros como esse chegam a ser comuns para os funcionários da Nascente Azul, mas nunca deixam de ser especiais. Com sorte, os visitantes podem avistar por ali antas, tamanduás-bandeira, macacos, pacas, lontras e muito mais.

Já foram catalogadas dentro do complexo da Nascente Azul 18 espécies de mamíferos e 85 de aves, como araras e as curiosas seriemas, além de diversos répteis, anfíbios e peixes. No Lago Pantanal, ambiente rico em biodiversidade e parte de uma das trilhas contemplativas oferecidas pela Nascente Azul, aparecem de jacarés ao socó-boi. Por ser uma área com alto grau de conservação de recursos naturais, a Nascente Azul é um espaço onde os animais conseguem viver com segurança e tranquilidade.

Desde a sua criação em 2008, a Nascente Azul passou por uma série de trabalhos de recuperação ambiental, como o reflorestamento da vegetação ciliar e a ampliação das áreas de reserva legal do complexo. As matas ciliares, além de evitar a erosão do solo e proteger os cursos d’água do assoreamento, fornecem alimentos e abrigos para os animais silvestres. Com tantas espécies circulando pela propriedade, a própria natureza sinaliza diariamente que a Nascente Azul está no caminho certo e é hoje um empreendimento modelo de ecoturismo.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube