Para o dia 19 de março o Sesc preparou uma programação especial em comemoração aos 166 anos da cidade. O público pode participar de atividades gratuitas nas áreas de música, esporte e atividade física e artes para crianças, que acontecerão durante o dia todo.
O principal destaque é a programação musical, com atividades que celebram a história da música rio-pretense. Tem o lançamento do livro “Big Bands Paulistas – História de orquestras de baile do interior de São Paulo” (Edições Sesc São Paulo), com a presença do professor e pesquisador musical José Idelfonso Martins, um dos autores. E acontece, também, o show “A Nova e A Velha Guarda da Música Rio-pretense”.
A partir das 14h, o professor fará um bate-papo ao lado do músico rio-pretense Fernando Marques. Ele abordará o processo de pesquisa e concepção do livro. Sua obra, escrita junto com o jornalista e escritor José Pedro Soares Martins, resgata a época de ouro dos grandes conjuntos orquestrais do interior de São Paulo. Entre as décadas de 1940 e 1970, as big bands reinaram absolutas nas mais diversas festas e comemorações que aconteciam pelas cidades, organizadas quase sempre em torno da realização de bailes. No livro, os autores traçam um panorama do surgimento e do desenvolvimento dessas orquestras e contam a história das mais emblemáticas, além de discorrer sobre o contexto sociocultural em que elas se inseriam.
Depois da sessão de autógrafos, às 16h, subirão ao palco da Comedoria para o show “A Nova e A Velha Guarda da Música Rio-pretense” alguns dos personagens desses tempos áureos das orquestras de baile para uma apresentação que reunirá pais e filhos. Entre eles, músicos que aparecem no livro, como o maestro Luiz Carlos Ribeiro, fundador da banda Os Modernistas, e José Cunha de Oliveira Mourão, o mestre Boca, e Amaro Zacharias, o maestro Zacharias, ambos com passagem pelo conjunto. Ao todo, 31 músicos de duas gerações se revezarão no palco, para mostrar um repertório que representa a pluralidade da música rio-pretense, com diferentes performances e estilos.
Confira a programação completa:
ESPECIAL 19 DE MARÇO
No aniversário da cidade, atividades especiais nas áreas de música, esporte e artes para crianças acontecem durante todo o dia.
LANÇAMENTO
BIG BANDS PAULISTAS
Palestra com José Ildefonso Martins, pesquisador e autor do livro Big Bands Paulistas, e com o rio-pretense Fernando Marques. O livro busca resgatar a época de ouro dos grandes conjuntos orquestrais do interior de São Paulo e prestar um tributo àqueles que, com seu trabalho, fizeram parte de um momento mágico da música, da dança e da socialização em um período de profundas transformações na sociedade brasileira.
Dia 19, segunda, 14h às 16h.
Comedoria.
Grátis.
Livre
SHOW
A NOVA E VELHA GUARDA DA MÚSICA RIO-PRETENSE
No aniversário da cidade, o Sesc traz para o palco músicos rio-pretenses, pais e filhos, que contribuíram para a formação cultural da cidade. Um grande encontro das famílias musicais reunidas em um só palco, mostrando a pluralidade da música rio-pretense, mesclando diferentes performances e estilos.
Dia 19, segunda, 16h às 18h.
Comedoria.
Grátis. Livre
Artes Para Crianças
Programa que aproxima o público infantil das diferentes linguagens artísticas, com exibições de filmes, apresentações de espetáculos teatrais, shows e intervenções que incentivam a criatividade e a reflexão de forma lúdica e prazerosa, além de contribuir para o desenvolvimento das crianças e sua formação cidadã.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | CRIANÇAS
SABIA QUE OS SABIÁS…
Com Diego Guirado, Glauco Garcia e Simone Moerdaui.
Um trio de cantadores e contadores apresenta histórias e canções sobre a vida e a arte de uma das mais famosas duplas caipiras do interior paulista: Cascatinha & Inhana, os Sabiás do Sertão.
Dia 19, segunda, 12h30.
Comedoria.
Grátis.
ESPAÇO DE BRINCAR
Para crianças até 6 anos acompanhadas por adulto.
Estímulo à convivência entre gerações por meio de interações lúdicas que integram um espaço físico e uma programação voltada à expressão da cultura do brincar, com várias possibilidades e linguagens.
ARTEIROS
Ambiente para troca e encontro, com brinquedos, acessórios e objetos que oferecem desafios e incentivam o imaginário e curiosidade da criança. Para crianças até 6 anos acompanhadas por adulto.
Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
Espaço Oficina.
Grátis.