Nordeste Psicodélico faz show no SESC Rio Preto nesta quinta, 29

0
25
Nordeste Psicodélico faz show no SESC Rio Preto nesta quinta, 29

O projeto Nordeste Psicodélico acontece no Sesc Rio Preto, quinta, dia 29, às 21h.  O show é  idealizado pelo cantor e compositor pernambucano Ortinho.

Traz ao palco a essência da música nordestina que foi sucesso nos anos 1960 e 1970. E  traçou novos caminhos para a música brasileira, gerando uma rica produção, lançando grandes nomes e discos antológicos.

São referências dessa época artistas como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Anísio, Arnaud Rodrigues, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Novos Baianos, Raul Seixas, Belchior, Ednardo, Lula Côrtes, entre outros.

Para interpretar as canções  a formação artística conta com Junio Barreto, Ortinho, China e Isaar nos vocais. A banda é composta pelos músicos Martim Martin (guitarra-Pitty), Estevan Sinkovitz (guitarra e violão de 12), Eder o Rocha (bateria e percussão – Mestre Ambrósio), Mestre Nico (percussão-Siba), Rafael Ferrari (baixo), Marcelo Monteiro (flautas e sax – Caubi Peixoto).

Eles apresentam uma rica mistura de sonoridades universais, unindo a música psicodélica com a música popular de raiz nordestina. Fundem guitarras lisérgicas, instrumentos indianos, percussões africanas com as violas dos cantadores do sertão, pífanos e batuques do sincretismo religioso.

A programação começa às 18h, com a intervenção “Ederbaque – A Ciência do Baque Virado”, com o percussionista  Elder o Rocha. Ele  ensina, de forma didática, a música do maracatu de baque virado com suas composições de toadas, arranjos e orquestração. Também será possível conhecer um pouco mais sobre a técnica da xilogravura, com a artista plástica Thais de Freitas,  das 19h às 21h.

E que tal vender, trocar ou comprar LPs? Das 19h às 22h30, também acontece dentro da programação uma feira de discos, com expositores de Rio Preto e da região. Às 20h, começa a intervenção “Repentes de Guitarras”, com Lucas Rocha e Cristhiano Carvalho.

A programação é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos.

Confira a programação completa:

 

Vivência
EderBaque – A Ciência do Baque Virado
A ciência do baque virado é a forma como Eder “O” Rocha intitula a sua vivência dentro da nação de maracatu Estrela Brilhante de Recife.  Nesta vivência, o músico percussionista e técnico em percussão erudita, ensina, de forma didática, a música do maracatu de baque virado com suas composições de toadas, arranjos e orquestração.
Dia 29, quinta, 18h, Gramado.
Grátis. 16 anos

INTERVENÇÃO GRÁFICA
XILOGRAVURA

Com Thais de Freitas, artista plástica.
Nesta intervenção gráfica, a artista plástica Thais de Freitas apresentará a antiga técnica da Xilogravura, muito popular na região Nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilogravadores (ou xilógrafos) brasileiros. A partir de matrizes prontas, o público é convidado a imprimir gravuras da artista na qual poderão levar para casa.
Dia 29, quinta, 19h às 21h. Comedoria Área Externa.
Grátis. 16 anos.  

feira
Feira de Discos
Que tal vender, trocar ou comprar LPs raros, novos, usados, importados, nacionais, box ou singles?  Para expor seus vinis envie seus dados para inscrição (nome completo, RG, telefone e e-mail) até o dia 27/03 para o e-mail  inscricao@riopreto.sescsp.org.br
Dia 29, quinta, 19h às 22h30, Comedoria.
16 anos
20 vagas. Grátis.

Intervenção
Repente de Guitarras
Com Lucas Rocha e Cristhiano Carvalho.
Dois músicos da cena rio pretense, propõem um repente com suas guitarras, improvisando sons inusitados em um duelo musical.
Dia 29, quinta, 20h.
Área Externa. Grátis. 16 anos

show
Nordeste Psicodélico
A banda formada por nomes como Junio Barreto, China, Ortinho, dentre outros, traz a essência da música nordestina que foi sucesso nos anos 60 e 70 e traçou os novos caminhos da música brasileira, lançando grandes nomes e discos antológicos.
Dia 29, quinta, 21h.
Comedoria. Grátis. 16 anos.

Artigo anteriorFeijoada dos Amigos comemora 10 anos no Villa Conte e tem venda de lote especial
Próximo artigoPaulo Sader foi reeleito presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.