O dançarino de flamenco Fábio Rodriguez visita Rio Preto

0
155


São José do Rio Preto – Esta em  Rio Preto o dançarino de flamenco Fábio Rodriguez, que tem em seu currículo uma extensa lista de cursos que fez com os principais bailaores – termo muito usado para designar dançarinos de flamenco – espalhados pelo mundo. Brasileiro, Rodriguez vive há três anos na Espanha e está, desde janeiro, na Cia Ballet Flamenco de Madrid, onde já atuou como corpo de baile e bailaor solista.
O artista realiza entre hoje e amanhã (12/04),  seis workshops (três em cada dia) na Casa de Cultura Dinorath do Valle – a inscrição nas atividades é a doação de dois quilos de ração de gato ou cachorro.
Na sexta-feira (12/04), é dia do diretor da CCLi Consultoria Linguística e diretor cultural da Acirp, Daniel Rodrigues, receber o artista em sua empresa para uma sessão de bate-papo em espanhol, aberta ao público. Os participantes, além de ouvir um pouco da trajetória e do conhecimento do bailaor, irão desfrutar de um almoço típico, com salada e tortilla.
Já no sábado (13/04), Rodriguez vai participar de um jantar na sede do Rotary Boa Vista, com direito a uma típica paella e um show do bailaor ao lado do Grupo de Dança Flamenca Cuerpo Y Alma.

Sobre Fábio Rodriguez
Bailaor brasileiro, Fábio Rodriguez estudou com alguns dos principais nomes do flamenco mundial. Foi professor da escola Raies Dança Teatro, umas das melhores do Brasil, ministrando aulas para alunos e professores. Também foi assistente repetidor do maestro Domingo Ortega, em cursos ministrados no Rio de Janeiro pelo projeto Alma Flamenca.
Realizou quatro espetáculos como diretor artístico no Brasil: “Luzes e Sombras”, “Retratos”, “Ritual” e “Ellas en Poesia”. Vive há três anos na Espanha, na cidade de Toledo e, desde janeiro, faz parte da Cia Ballet Flamenco de Madrid, onde atuou como corpo de baile e bailaor solista, em temporada no Teatro Muñoz Seca, no centro de Madrid. Concilia outros trabalhos como aulas no Centro El Horno, estudos na Escola Amor de Diós, apresentações no Arte Bar La Latina e trabalhos nas Ilhas Canárias.
Sobre a dança flamenca
O flamenco é atualmente a forma de expressão artística mais conhecida da cultura espanhola, tendo sido declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2010. Consiste no resultado da mescla de elementos de diversas culturas. Proveniente da Andaluzia, região sul da Espanha, tem como característica a atitude, a expressão do que se passa na alma e o compartilhamento dos sentimentos por meio da música, da voz, do baile e do sapateado.

Artigo anteriorCentenário de Vinicius de Moraes é lembrado em Votuporanga
Próximo artigoO fotógrafo Guilherme Baffi e a relações públicas Marcela Castelini lançam na próxima terça-feira mais uma edição do projeto “Redescobrindo o Brasil”
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.