O espaço urbano como catalisador de arte: curso de dança no Sesc Rio Preto

0
387

O projeto de dança Movimento 1, que aglutina dançarinos da cidade e região propondo trocas de experiências e a promoção do trânsito entre os artistas e a plateia, tem um mês intenso de atividades em julho. Mariana Vaz, do Núcleo Tríade, de São Paulo, ministra de hoje a domingo, 17 a 19/7, o primeiro módulo do curso “Catalisador de Intervenções Urbanas Performáticas”. Os encontros caracterizam-se como um laboratório prático para discutir, criar e experimentar as interações entre o corpo e a cidade, em formatos performativos.

O espaço será para trocar ideias, compartilhar referências, dividir questões, pesquisar formatos, aprofundar práticas ou iniciar novas explorações Serão dois módulos: o primeiro nos dias 17, 18, 19 e o segundo nos dias 31/7, 1 e 2 de agosto. As atividades são gratuitas e voltadas para dançarinos com experiência profissional. As inscrições estão abertas na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto.

“O curso será um laboratório, por isso tem o nome de “catalisador”. Um catalisador é uma substância que modifica a velocidade de uma reação química e eu pretendo causar esse efeito na vivência artística dos dançarinos que participarem. No primeiro módulo, vamos pesquisar juntos alguns aspectos de São José do Rio Preto e entrar em contato com eles por meio de performances artísticas no Sesc, nas ruas e assim por diante. A intenção é que cada participante atue conforme sua própria experiência e, caso houver interesse, que ele se una com um ou mais integrantes do curso. Vamos coletar dados, aprofundar os sentidos e explorar as técnicas que compartilharemos entre nós para que, no segundo módulo, aconteçam diversas intervenções performáticas”, explica Mariana Vaz.

Desde janeiro de 2015, o Sesc Rio Preto vem dialogando e promovendo encontros mensais entre profissionais de companhias de dança e artistas locais, com a intenção de criar  um trânsito entre artistas, plateia e dança. As atividades são parte da programação do Movimento 1, projeto que abriga essas ações. A proposta inicial aos artistas participantes foi a de investigar possibilidades de dança em espaços não formais – fora do palco italiano. “A partir deste laboratório, com Mariana Vaz, o objetivo é levar esses artistas a uma espécie de mergulho que traga subsídios, ideias e sensibilize reflexões sobre a dança no contexto urbano, além de disparar processos de criação de novos trabalhos que possam ser apresentados na programação do evento BREU ou que possam ser levados para a cidade pelos artistas. Dessa forma, o Movimento 1 se aproxima e se funde ao BREU, projeto do Sesc Rio Preto que discute as experiências urbanas, com programação marcada para os meses de setembro, outubro e novembro”, diz Daniela Monte Rosa, técnica de programação do Sesc.
No dia 25, sábado, às 14h, outra atividade de dança está na programação: a intervenção de dança Beco, com a T.F. Style Cia de Dança, de São Paulo. O espetáculo busca refletir sobre o beco de cada um; sobre os anseios individuais e coletivos. Noite, rua, cidade, muro e grafite são elementos que inspiraram a criação desse espetáculo e servem como ambiente para que os desejos emanem. Cada um nos seus becos, com seus fones de ouvido, desenhando e colorindo sua história.

No mesmo dia, às 16h, a Cia. convida para um momento em que dançarinos e públicos podem improvisar e experimentar a dança de maneira descontraída. Após a apresentação, bate- papo com os artistas.

 

Serviço

Curso

Catalisador de Intervenções Urbanas Performáticas

Módulo 1

Dia 17, sexta, das 19h às 22h.

Dias 18 e 19, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.

Sala de Expressão Corporal 2.

 Módulo 2

Dia 31, sexta, das 19h às 22h.

Dias 1 e 2/08, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.

Sala de Expressão Corporal 2.

no | Catalisador de Intervenções Urbanas

intervenção

Beco

Com T.F.Style Cia de Dança (SP).

Dias 25, sábado, às 14h. Comedoria. Grátis.

 Jam de dança

Com T.F.Style Cia de Dança (SP).

Dia 25, sábado, às 16h. Área externa da Comedoria. Grátis.