Oficina Cultural Fred Navarro abre inscrições para 1.536 vagas para atividades gratuitas

0
71

 

JulioAdriao_ADescobertadasAmericas_Divulgacao_Alta

 

No dia 13 de janeiro, a Oficina Cultural Fred Navarro  abre as inscrições para a programação do 1º trimestre de 2015. Serão oferecidas 1.536 vagas para oficinas, palestras e workshops gratuitos. Além de shows e espetáculos.

A programação abre no dia 21 de janeiro, com 14 workshops e um espetáculo que compõem o 13º Janeiro Brasileiro da Comédia. O festival  dedicado ao teatro cômico, que acontece entre 21 e 30 de janeiro, e é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Prefeitura de São José do Rio Preto em correalização com a Poiesis, a Oficina Cultural Fred Navarro e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas

Partindo do princípio de que a estética do palhaço é produzida a partir da ética, o Workshop: Palhaço, uma Poética Particular abordará o processo de constituição de ferramentas para o exercício do ofício do clown. A atividade será coordenada pelo palhaço e trapezista, Fábio Freitas, do grupo Teatro Anônimo. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de janeiro, na própria Oficina Cultural.

Os interessados no universo clown podem ser inscrever também no Workshop de Palhaço e Comicidade: Aprimoramento de Números. Coordenado pelo ator, diretor e clown, João Carlos Artigos, o workshop buscará desenvolver as potencialidades cômicas do(a) ator/atriz, induzindo-o(a) a reconhecer suas peculiaridades pessoais, por meio de técnicas de comédia física e da comicidade do jogo que visam à construção de cenas. As inscrições devem ser feitas até dia 20 de janeiro.

Na mesma data, o espetáculo A Descoberta das Américas terá uma única apresentação, às 20h, no Teatro Municipal Paulo Moura. Dirigido pela italiana Alessandra Vannucci, a peça já foi vista por mais de 250 mil pessoas em cerca de 400 apresentações pelo Brasil e exterior, e rendeu a Julio Adrião o Prêmio Shell 2005 de Melhor Ator do Rio de Janeiro.

O texto do autor italiano Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista, Álvar Nuñes Cabeza de Vaca, que revisita, com fina ironia, episódios ocorridos na Flórida do século 16. A chegada dos espanhóis à América é narrada por Johan Padan, um zé-ninguém que foge da fogueira da Inquisição e embarca numa das caravelas de Cristóvão Colombo.

No dia 23, acontece o Workshop: Antessala para o Humor, coordenado pelas atrizes Carmen Frenzel e Lucília de Assis da Dupla Companhia. Num espaço cênico de uma sala de espera, os participantes desenvolverão jogos de improvisação, personagens e situações cômicas, objetivando fazer acontecer o humor na sua potencialidade crítica e artística. Inscrições abertas até dia 22 de janeiro.

Na mesma data acontece o Workshop: O Palhaça e o Jogo, sob coordenação dos atores e palhaços Débora de Matos e Egon Seidler da Traço Cia. de Teatro. O workshop propõe uma exposição do universo do palhaço por meio da prática de improvisação, de exercícios corporais e de jogos direcionados ao fazer cômico, com o objetivo de conduzir os participantes a um estado de percepção de seus mecanismos geradores de comicidade. Inscrições abertas até dia 22 de janeiro.

O Workshop: Palhaçaria, A Arte de Fazer Rir acontece no dia 23 de janeiro. Investigando o processo de construção do palhaço a partir de elementos da musicalidade, o grupo Dona Zefinha conduz um trabalho de repasse e aprendizado de gags, reprises tradicionais e jogos cômicos encontrados no circo popular do nordeste. Inscrições abertas até dia 22 de janeiro.

O Workshop Teatral: O Corpo Poético acontece no dia 24 de janeiro. O workshop apresenta, de maneira prática, uma introdução aos métodos de Jacques Lecoq, pedagogia que dá ênfase à descoberta de uma linguagem artística própria por meio do estudo do movimento, do teatro físico, da improvisação, do jogo e das máscaras expressivas. A coordenação será feita pelos atores Andreas Simma e Adriana Salles. Inscrições abertas até dia 22 de janeiro.

Também no dia 24 acontece o Workshop: Palhaçaria Clássica, coordenado pelo Grupo Rosa dos Ventos. O workshop propicia o contato com esquetes e entradas clássicas de palhaço, expondo os tipos cômicos Escada, Branco e Augusto, característicos dessas tramas. As inscrições vão até dia 22 de janeiro.

O Workshop: O Palhaço e a Criança acontece dia 25 de janeiro. O palhaço é da arte de brincar: para descobri-lo é preciso buscar a criança interior de cada um. Partindo dessa premissa, o workshop coordenado pelo palhaço, ator e malabarista Felipe Temes utilizará jogos de improviso, exercícios teatrais, brincadeiras em roda e jogos recreativos objetivando estimular o participante a desenvolver sua técnica de clown.

O Workshop: O Processo Criativo Dramatúrgico, coordenado pela atriz, dramaturga e diretora, Alexandra Golik, acontece no dia 25 de janeiro. As inscrições devem ser feitas até dia 24. Golik falará sobre o processo criativo dramatúrgico da criação de espetáculos, compartilhando sua experiência de mais de 30 anos como atriz e escritora de peças dos mais diversos gêneros.

Os atores e artistas circenses Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri (Cia. Los Circo Los) coordenam, também no dia 25, o Workshop: Comicidade Excêntrica. As inscrições podem ser feitas também até dia 24 de janeiro. O workshop propõe a descoberta do tempo cômico por meio da utilização de técnicas e das habilidades individuais para assumir o risco do salto em nome do prazer de fazer rir.

O Workshop: Música e Comédia trará exercícios de técnica e aquecimento vocal, postura, afinação e impostação de voz a partir do compartilhamento do processo de criação das músicas do espetáculo “’Curso de Porte e Postura”, da Cia. Teatral 3 à Solta. A atividade coordenada pelo pianista, regente e arranjador Omar Fontes acontece no dia 28 de janeiro e as inscrições devem ser feitas até dia 27 de janeiro.

O Workshop: A Máscara no Caminho do Riso, que acontece no dia 29 de janeiro, pretende contribuir para o uso consciente do corpo nas artes cênicas. A máscara será o instrumento utilizado para atingir este objetivo, viabilizando o conhecimento e o domínio do corpo cênico e do jogo teatral por meio de técnicas e cumplicidade. Os atores Liane Venturella e Nelson Diniz (Cia. In.Co.Mo.De-Te) coordenam a atividade cujas inscrições ficam abertas até 28 de janeiro.

O Workshop: O Cômico e os Mecanismos de Construção da Comicidade propõe um mapeamento da linguagem cômica por meio da apreciação e análise de trechos selecionados entre obras de grandes nomes do cinema e do circo – Carlitos, Buster Keaton, Grock e Charlie Rivel, entre outros –, com o intuito de identificar os mecanismos da construção da comicidade. A atividade coordenada pelo ator e iluminador Douglas Novais (Os Geraldos) acontece no dia 29 e as inscrições vão até 28 de janeiro.

Encerrando a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia na Oficina Cultural, o Workshop: Construção Poética Não Verbal acontece também no dia 29, sob coordenação do ator e diretor Jorge Vermelho (Cia. Azul Celeste). O workshop tem o objetivo de apresentar os procedimentos utilizados pela Cia. Azul Celeste na construção do espetáculo “MundoMudo”, realizado a partir de um roteiro sem a utilização da palavra. As inscrições devem ser feitas até dia 28 de janeiro.

 

Serviço:
13º JANEIRO BRASILEIRO DA COMÉDIA – OFICINA CULTURAL FRED NAVARRO

► WORKSHOP: PALHAÇO, UMA POÉTICA PARTICULAR
Coordenação: Fábio Freitas (Teatro de Anônimo)
21/1 – quarta-feira – 10h às 12h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 20/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP DE PALHAÇO E COMICIDADE: APRIMORAMENTO DE NÚMEROS
Coordenação:
21/1 – quarta-feira – 14h às 17h
Público: atores, diretores e interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 20/1
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Atividade gratuita

ESPETÁCULO: A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS
Com Julio Adrião
Direção: Alessandra Vanucci
21/1 – quarta-feira – 20h
Classificação: 14 anos
916 lugares
Local: Teatro Municipal Paulo Moura: Avenida Duque de Caxias, s/nº – Jardim Seixas
Entrada franca (retirar ingressos no Teatro até meia hora antes da apresentação)

► WORKSHOP: ANTESSALA PARA O HUMOR
Coordenação: Carmen Frenzel e Lucília de Assis (Dupla Companhia)
23/1 – sexta-feira – 10h às 12h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 22/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita
 

WORKSHOP: O PALHAÇO E O JOGO
Coordenação: Débora de Matos e Egon Seidler (Traço Cia. de Teatro)
23/1 – sexta-feira – 13h às 15h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 22/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas

Atividade gratuita

► WORSHOP: PALHAÇARIA, A ARTE DE FAZER RIR
Coordenação: Grupo Dona Zefinha
23/1 – sexta-feira – 15h30 às 17h30
Público: atores, diretores, educadores e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 22/1

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP TEATRAL: O CORPO POÉTICO

Coordenação: Andreas Simma e Adriana Salles

24/1 – sábado – 9h às 16h (com uma hora de intervalo)

Público: atores, diretores, bailarinos e artistas em geral, a partir de 18 anos

Inscrições: 13 a 22/1

Seleção: carta de interesse

30 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: PALHAÇARIA CLÁSSICA

Coordenação: Grupo Rosa dos Ventos

24/1 – sábado – 16h às 18h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 23/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: O PALHAÇO E A CRIANÇA
Coordenação: Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo da Cia. dos Palhaços)
25/1 – domingo – 10h às 12h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 24/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: O PROCESSO CRIATIVO DRAMATÚRGICO
Coordenação: Alexandra Golik (Cia. Viradalata)
25/1 – domingo – 13h às 15h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 24/1

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: COMICIDADE EXCÊNTRICA
Coordenação: Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri (Cia. Los Circo Los)
25/1 – domingo – 15h às 17h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 24/1

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: MÚSICA E COMÉDIA

Coordenação: Omar Fontes (Cia. Teatral 3 à Solta)

28/1 – quarta-feira – 10h às 12h

Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos

Inscrições: 13 a 27/1

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: A MÁSCARA NO CAMINHO DO RISO
Coordenação: Liane Venturella e Nelson Diniz (Cia. In.Co.Mo.De-Te)
29/1 – quinta-feira – 9h às 11h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos (os
participantes deverão trazer roupas e acessórios para composição de um pequeno solo)
Inscrições: 13 a 28/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita

► WORKSHOP: O CÔMICO E OS MECANISMOS DE CONSTRUÇÃO DA COMICIDADE
Coordenação: Douglas Novais (Os Geraldos)
29/1 – quinta-feira – 11h às 13h
Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos
Inscrições: 13 a 28/1
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Atividade gratuita
WORKSHOP: CONSTRUÇÃO POÉTICA NÃO VERBAL

Coordenação: Jorge Vermelho (Cia. Azul Celeste)

29/1 – quinta-feira – 15h às 17h

Público: atores, diretores e demais interessados no universo clown, a partir de 16 anos

Inscrições: 13 a 28/1

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas

Atividade gratuita

Oficina Cultural Fred Navarro
Coordenadora: Mara Lima
Rua Jorge Tibiriçá, 3.243, Parque Industrial, 15025-060
São José do Rio Preto/SP

Telefone: (17) 3212-9235 / 3234-2405 | frednavarro@oficinasculturais.org.br

Funcionamento: Terça a sexta-feira das 13h às 22h

Sábados das 9h às 18h

Artigo anteriorRio Preto – Ibilce/Unesp tem vagas para docentes substitutos
Próximo artigoRio Preto – Grandes duplas sertanejas e Festival de MPB acontecem em abril
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.