Oficina Cultural Fred Navarro faz de Rio Preto a cidade da fotografia

0
128
Emiliano Capozoli

A Oficina Cultural Fred Navarro, em  Rio Preto, apresenta durante todo o mês de março, oito atividades na área da fotografia, durante o Projeto Especial II Março Fotográfico. Em sua segunda edição, entre os dias 1º a 31, a iniciativa reafirma o compromisso de contribuir com a formação de fotógrafos amadores e profissionais, com intercâmbio de conhecimentos e técnicas por meio de workshops, oficinas e palestra com profissionais de destaque. A Fred Navarro pertence à Secretaria de Cultura de Estado e é gerenciada pela organização social POIESIS.

 O evento será aberto no dia 1º de março com a exposição itinerante de fotografias e ilustrações “Rio Preto com outros olhos”. Com Edvaldo Santos e Lézio Junior, a exposição percorrerá 3 espaços: Fred Navarro, Shopping Cidade Norte e PoupaTempo (Centro).

As imagens, captadas por Edvaldo Santos, mostram diversas perspectivas sobre o cotidiano rio-pretense, recriadas em tom humorístico pelo cartunista Lézio Junior. O fotógrafo Edvaldo Santos coordena também a primeira atividade formativa do Março Fotográfico – Iniciação à fotografia com câmeras DSLR, nos dias 1, 2 e 3, é voltada para iniciantes que possuam câmera DSLR, a partir de 13 anos.

Os alunos aprenderão conceitos básicos para um eficiente manuseio e aproveitamento desse tipo de câmera – enquadramento, fotometria, diafragma, obturador, ISO e iluminação. Lézio Junior coordena ainda a palestra “Traço de humor”, na qual compartilha seu processo de criação e comenta o trabalho de construção da Exposição.

 

A Oficina Fotojornalismo em pauta, coordenada por Emiliano Capozoli, que acontecerá dias 4 e 5 para fotógrafos amadores e profissionais a partir de 18 anos, fará discussão teórica e exercícios práticos relacionados às principais questões que envolvem o fotojornalismo: história da linguagem, produção da pauta, maneiras de abordar o assunto na rua, legendas e edição final.

O Workshop fotográfico de iluminação, com Rogério Andrade, abordará fundamentos teóricos da iluminação natural e artificial, técnicas, aplicações e formas de interpretação. A atividade Refazer fotográfico – novos rumos e plataformas, com Paulo Fehlauer, do Coletivo Garapa, nos dias 15 e 16, fará uma exploração criativa das possibilidades de desenvolvimento e exibição de projetos fotográficos. A partir de ensaios dos participantes, serão pensadas novas formas de narrativa e apresentação.

Com Coordenação de Marcelo Caetano, no dia 19, o Workshop de diagramação de álbuns, mostrará técnicas de design, uso de softwares e compartilhamento de referências para a diagramação e confecção de álbuns fotográficos com criatividade e resultado estético, que valorizem as fotografias e contem uma história de forma artística e visualmente atraente.

O encerramento do evento será com a palestra Uso da imagem fotográfica e do cinema em sala de aula, com Paulo Teixeira, no dia 31, que falará do uso da linguagem imagética (fotográfica e cinematográfica) como instrumento didático.

 

Programação:

EXPOSIÇÃO: RIO PRETO COM OUTROS OLHOS

Coordenação: Edvaldo Santos e Lézio Junior

1 a 10/3 – segunda a sexta-feira – 9h às 21h | sábado – 9h às 13h – OC Fred Navarro: Praça Cacilda Becker, s/nº – Chácara Municipal

11 a 23/3 – segunda-feira a domingo – 10h às 22h – Shopping Cidade Norte: Avenida Alfredo Antônio de Oliveira, 2077 – Jardim Planalto

24 a 31/3 – segunda a sexta-feira – 8h às 17h | sábado – 8h às 13h – PoupaTempo: Rua Antônio de Godoy, 3033 – Centro

Classificação: livre

 

OFICINA: INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA COM CÂMERAS DSLR

Coordenação: Edvaldo Santos

1 a 3/3 – terça a quinta-feira – 18h30 às 21h30

Público: iniciantes que possuam câmera DSLR a partir de 13 anos

Inscrições: até 27/2

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

 

PALESTRA: TRAÇO DE HUMOR

Coordenação: Lézio Junior

8/3 – terça-feira – 19h às 22h

Público: artistas, desenhistas e demais interessados, a partir de 14 anos

Inscrições: até 27/2

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

 

OFICINA: FOTOJORNALISMO EM PAUTA

Coordenação: Emiliano Capozoli

4 e 5/3 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 17h

Público: fotógrafos amadores e profissionais a partir de 18 anos

Inscrições: até 29/2

Seleção: carta de interesse

30 vagas

 

WORKSHOP FOTOGRÁFICO DE ILUMINAÇÃO

Coordenação: Rogério Andrade

12/3 – sábado – 9h às 18h

Público: fotógrafos amadores e profissionais com conhecimento em fotometria básica, que possuam equipamento, a partir de 16 anos

Inscrições: até 8/3

Seleção: Carta de interesse

30 vagas

 

WORKSHOP: REFAZER FOTOGRÁFICO – NOVOS RUMOS E FORMATOS

Coordenação: Paulo Fehlauer (Coletivo Garapa)

15/3 a 16/3 – terça e quarta-feira – 18h às 22h

Público: fotógrafos e artistas que tenham projetos fotográficos em qualquer etapa de desenvolvimento, a partir de 16 anos

Inscrições: até 10/3

Seleção: carta de interesse

25 vagas

 

► WORKSHOP DE DIAGRAMAÇÃO DE ÁLBUNS

Coordenação: Marcelo Caetano

19/3 – sábado – 9h às 18h

Público: fotógrafos amadores e profissionais a partir de 16 anos

Inscrições: 23/2 a 15/3

Seleção: carta de interesse

30 vagas

 

PALESTRA: USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA E DO CINEMA EM SALA DE AULA

Coordenação: Paulo Teixeira

31/3 – quinta-feira – 18h30 às 21h30

Público: professores da área de humanidades e interessados na relação ensino, fotografia e cinema a partir de 18 anos

Inscrições: 15 a 29/3

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

 

 

Oficina Cultural Fred Navarro

Praça Cacilda Becker, S/Nº • Chácara Municipal • São José do Rio Preto/SP

Tel: (17) 3234 2405

Funcionamento: Terça a sexta-feiras das 13h às 22h

Sábados das 9h às 18h

 

[mp_ads_system ads_system_select=”21254″]