Olímpia, cidade do Thermas dos Laranjais, é uma das mais seguras de SP

0
306

A cidade de Olímpia, no interior de São Paulo ficou entre as cinco mais seguras do Estado.  O levantamento recente foi realizado com cerca de 140 cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes pelo Instituto Sou da Paz.

Lar do Thermas dos Laranjais, terceiro parque aquático mais visitado no mundo e o primeiro em visitação na América Latina, o município é um dos principais destinos turísticos do Brasil.  Recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, número 40 vezes maior que o de habitantes.

A pesquisa anual leva em consideração o Índice de exposição a Crimes Violentos (IECV).  É calculado a partir da média ponderada de três subitens: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga), considerando ainda dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No ranking, Olímpia não só é uma das menores taxas de criminalidade no último ano, mas também foi a que apresentou a segunda maior evolução de um ano para o outro, pulando da 75ª posição em 2017 para a 5ª em 2018.

Em 2014, o município ganhou o título de Estância Turística, que garante o repasse anual de verbas do governo do estado para execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo.

O parque Thermas dos Laranjais é a principal atração turística da cidade e precursor do turismo na região. No ano passado foi eleito o terceiro parque aquático mais visitado da América Latina e o terceiro em número de visitação no mundo.

Para atender ao grande número de turistas, a rede hoteleira da cidade expandiu e, de menos de 700 leitos em 2009, passou a ter, atualmente, mais de 20 mil.