Trancoso-BA promove Organic Festival

0
479

Idealizado e organizado pelo hotel UXUA e pelo agitador gastronômico Charles Piriou, com apoio da ONG Conservação Internacional Brasil, o Organic Festival Trancoso chega a sua terceira edição e apresenta uma agenda de experiências multidisciplinares que privilegiam vivências com o universo do turismo e da gastronomia sustentável.

Entre os dias 6 e 9 de outubro, em Trancoso (BA), chefs de cozinha de todo país e empresas engajadas discutirão com a população possibilidades e caminhos para um mundo mais viável.

A programação oficial do festival inclui experiências, aulas e palestras, almoços e jantares com chefs locais e convidados especiais: Neka Mena Barreto (Neka Gastronomia, São Paulo), Sandra Marques (Capim Santo, Trancoso), Morena Leite (Capim Santo, São Paulo), Roberta Sudbrack (Sud, o pássaro verde, Rio de Janeiro), Gabriela Barreto (Chou e Futuro Refeitório, São Paulo), Jandira (Floresta, Trancoso), Chef Dadá (Sorriso de Dadá, Salvador), Ricardo Lapeyre (Escama, Rio de Janeiro), Danielle Dahoui (Ruella, São Paulo), Thiago Medeiros (Respiro, Itacaré), Patricia Helu (Caracolla, São Paulo), Diego Badaró (Amma Chocolates, Salvador), Diego Cartier (Vivente Vinhos, Rio Grande do Sul), Guilherme Gerard (Uxua, Trancoso) e Paulo Sitolini (Praia das Tartarugas, Trancoso).

Todos poderão interagir com produtores de orgânicos do sul da Bahia e de todo o Brasil.

A Casa Organic Festival Trancoso, situada próxima à célebre igreja São João Batista, será o ponto de encontro entre chefs, produtores, comunidade local e turistas vindos de todos os lugares. Com o apoio da última edição do Organic Festival Trancoso em 2019, biólogos e engenheiros ambientais inauguraram uma horta comunitária na Associação Despertar Trancoso, na rua principal do vilarejo, onde também acontecerão aulas.

Durante todo o evento, a ONG Conservação Internacional Brasil ocupará a Casa das Festas no Quadrado para vivências em torno da sustentabilidade e uma apresentação de suas iniciativas na região. Na terceira edição do Organic Festival Trancoso, a ONG irá celebrar as belezas do território com uma programação inspirada pela natureza. Serão três dias de diálogos com temáticas sobre restauração, pesca e turismo sustentável, debatendo como a natureza e as pessoas podem prosperar juntos. A programação contará também com a exibição de filmes, uma exposição de fotos e terá à disposição do público óculos de realidade virtual.

Nos dias 6 e 7, a programação inicia com aulas gratuitas, experiências imersivas e um jantar a seis mãos no Capim Santo Trancoso. No dia 8, este time de chefs craques e produtores parceiros unirá forças para um grande piquenique no Quadrado Histórico – marca registrada do Organic Festival Trancoso – onde servirão pratos autorais por 20 reais para toda a comunidade.

Aulas e palestras com chefs e produtores completam a programação do sábado. No dia 9, um luau no UXUA Praia Bar e um pocket show da cantora Alice Caymmi – gratuitos para a comunidade, assim como todas as aulas e o piquenique – encerrarão o Organic Festival Trancoso 2022.

O evento tem patrocínio da cachaça Cãna, dos cosméticos Simple Organic e apoio do chocolate Amma, dos vinhos Vivente e das garrafas Pacco. O Organic Festival Trancoso tem como objetivo unir a comunidade de Trancoso num novo olhar sobre o turismo sustentável e conta com o suporte dos hotéis UXUA, Capim Santo Trancoso, Pousada Tutabel, Jardim das Margaridas e Casa de Perainda.

Além da programação oficial, vários restaurantes da região são convidados e participam com criações feitas de ingredientes orgânicos em seus cardápios. O movimento em torno do Organic Festival Trancoso cresce ano após ano; o evento faz parte do calendário anual do vilarejo baiano que atrai milhares de turistas cada vez mais atentos ao turismo sustentável.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

QUINTA-FEIRA 6 DE OUTUBRO

18h até 21h

CASA ORGANIC FESTIVAL recebe GUILHERME GERARD (UXUA)

Abertura e boas-vindas

SEXTA-FEIRA 7 DE OUTUBRO

10h até 18h

CASA ORGANIC FESTIVAL recebe AULAS GRATUITAS

Programação completa na semana do evento

11h

UXUA MARÉ recebe ROBERTA SUDBRACK

Comidas na brasa e outras surpresas

19h

SANDRA MARQUES & MORENA LEITE recebem CHEF DADÁ no CAPIM SANTO TRANCOSO

Jantar a seis mãos cheias de amor por Trancoso

SÁBADO 8 DE OUTUBRO

10h até 16h

CASA ORGANIC FESTIVAL recebe AULAS GRATUITAS

Programação completa na semana do evento

13h

FLORESTA recebe NEKA MENA BARRETO

Orquestra vegetal

16h até 19h

PIC-NIC ABERTO NO QUADRADO COM TODOS OS CHEFS

Cada prato custa 20 reais

20H30

UXUA QUADRADO recebe GABRIELA BARRETO

Jantar inspirado em Trancoso

DOMINGO 9 DE OUTUBRO

10h

ASSOCIAÇÃO DESPERTAR recebe DANIELLE DAHOUI & PATRICIA HELU

Aula de gastronomia e experiência na horta orgânica

13h

PRAIA DAS TARTARUGAS & PAULO SITOLINI recebem RICARDO LAPEYRE

Almoço Terra & Mar

19h

UXUA PRAIA BAR recebe THIAGO MEDEIROS

POCKET-SHOW DA ALICE CAYMMI

Sobre o Organic Festival Trancoso

Buscando não só difundir a importância do turismo sustentável, mas sobretudo propor uma reflexão sobre o tema, nasceu o Organic Festival Trancoso. Idealizado pelo agitador gastronômico Charles Piriou em parceria com o hotel UXUA, o Organic Festival Trancoso propõe uma programação multidisciplinar que privilegia diferentes vivências e experiências sensoriais.

Durante o evento que acontece anualmente em Trancoso (BA), hotéis, restaurantes, produtores, chefs de cozinha e empresários do setor do turismo e da gastronomia vivenciam com a população possibilidades e caminhos para um mundo mais sustentável. Uma verdadeira troca de saberes de natureza didática, divertida e real, da qual todos façam parte.

O evento conecta a comunidade local de Trancoso com os turistas em torno de um bem comum, num diálogo que envolve conhecimento e, acima de tudo, a construção de um futuro possível.

Sobre o UXUA

O UXUA Casa Hotel e Spa celebra a cultura e história de Trancoso e define o luxo descontraído. Inaugurado em 2009 pelo designer Wilbert Das, é composto por 13 casas únicas com 1 a 3 suítes cada, espalhadas por um exuberante jardim particular em pleno Quadrado Histórico de Trancoso; pequena vila de pescadores no idílico litoral sul baiano.

Quatro casas e a entrada do hotel são centenárias ex-moradias de pescadores, cuidadosamente restauradas por Das em parceria com artesãos locais. O restaurante UXUA Quadrado e o UXUA Praia (lounge de praia construído em um antigo barco de pesca abandonado) oferecem culinária baiana-fusion com ingredientes frescos e orgânicos, muitos vindos diretamente da fazenda do hotel, UXUA Roça, ou colhidos no santuário natural UXUA Maré na praia de Itapororoca.

UXUA Vida é uma inovadora iniciativa de bem-estar composta pelo Vida Spa, que oferece tratamentos exclusivos com ingredientes naturais, e pelo Vida Lab, que explora segredos da nutrologia sob direção de um médico. Nossos valores orgânicos também estão presentes nas coleções de moda e decoração do Ateliê do hotel e da UXUA D.A.S; antigos teares nos jardins do hotel produzem kaftans, mantas, almofadas e bolsas com algodão e pigmentos orgânicos.

Figura constante na lista de melhores resorts da Condé Nast Traveller, em 2021 o UXUA foi escolhido pelo Readers Choice Awards como o Melhor Resort do Mundo.

Sobre a Conservação Internacional – Brasil

A Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil) é uma organização ambiental brasileira criada em 1990, que integra uma rede presente em mais de 30 países. Sua missão é promover o bem-estar humano, fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza, amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo.

Desde a sua fundação a CI-Brasil tem se destacado pelos resultados alcançados com seus programas e projetos e pelo amplo leque de parcerias com organizações da sociedade civil locais e regionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e iniciativa privada.

Atua na zona costeira e marinha do Brasil desde 1996, acumulando experiência em cerca de 50 projetos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais desses ambientes. O trabalho com comunidades pesqueiras tem cerca de duas décadas, estruturando-se mais fortemente há cinco anos, quando foi vencedora do Desafio de Impacto Social Google, dando início ao Programa Pesca+Sustentável.

Para mais informações, visite: www.conservation.org/brasil

Conheça o canal Malu Visita no Youtube