Cultura abre inscrições para 2022

0
21
Compartilhe

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura de Rio Preto, estão com inscrições abertas até o dia 13/01, quinta-feira da próxima semana, para matrícula e rematrícula em seus cursos, para o primeiro semestre de 2022. São oferecidas 1.779 vagas para cursos de diversos segmentos artísticos, todos com início das aulas previsto para o dia 17/01, de forma presencial. As inscrições  podem ser feitas presencialmente nos Núcleos (veja lista e endereços abaixo), e também com opção de inscrição on-line, por meio do Portal da Prefeitura, no link: https://www.riopreto.sp.gov.br/nac/. 

Podem se inscrever crianças a partir de sete anos até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições. Os cursos, modalidades, dias e horários das aulas, faixas indicadas e níveis estão disponíveis no link de inscrição.

São oferecidas vagas em cursos diversos nas áreas de Artes Plásticas, Cultura Hip-Hop, Dança, Literatura, Música e Teatro. São diversas turmas, níveis, horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.

As aulas presenciais, suspensas por mais de 18 meses, foram retomadas no semestre passado, seguindo protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, higienização frequente dos espaços, instrumentos musicais e materiais de aulas. Os protocolos continuam sendo seguidos também em 2022. 

Linguagens

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação); Cultura Hip-Hop (Breaking e Rap); Dança (Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Sapateado, Street Jazz e Jazz); Literatura (Sarau Literário e Escrita Criativa); Música (Bateria, Canto Coral, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo) e Teatro (Infantil/Juvenil/Adulto e Dramaturgia).

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: Casa de Cultura Dinorath do Valle (Artes Plásticas, Dança, Literatura, Teatro, Música), Roberto Farath (Artes Plásticas e Música), Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), CEU das Artes Aristides dos Santos (Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking e RAP, Música) e Núcleo Santa Cecília (Dança e Música).Ainda para o ano de 2022 pretendemos abrir dois novos Núcleos, nas regiões de Engenheiro Schmitt e Talhado.

Objetivos

O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes graus, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pelo segmento, de forma livre, de acordo com seu gosto. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira mais continuada, gerando uma integração entre os estágios e planos de aula, e também entre os cursos e instrutores responsáveis por elas.

A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.

Inscrições presenciais – Endereços dos Núcleo Municipais de Artes:

Casa de Cultura Dinorath do Valle

Segmentos artísticos: Artes Plásticas, Dança, Literatura, Música, Teatro

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 120 – Chácara Municipal (ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto)

Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h

Telefone: 3226-3366

Teatro Municipal Nelson Castro

Segmentos artístico: Teatro

Endereço: Avenida Feliciano Salles Cunha, 1020 – Jardim Aeroporto

Horário de funcionamento: 08h às 12h – 13h às 17h

Telefone: 3234-4297

Núcleo Municipal de Artes e Cultura Roberto Farath

Modalidades: Artes Plásticas, Música

Endereço: Rua Elias Gabriel, 458 – Jardim Soraia

Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h

Telefone: 3218-1830

Núcleo Municipal de Artes e Cultura CEU das Artes Aristides dos Santos  

Segmentos artísticos: Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking, Cultura Hip-Hop – RAP, Música, Teatro

Endereço: Rua Robson Lopes Diaveiro, s/n – Nova Esperança

Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h

Telefone: 3236-9598

Núcleo Municipal de Artes e Cultura Santa Cecília

Segmentos artísticos: Dança, Música

Endereço: Avenida Tanabi, 3291 – Eldorado

Horário de funcionamento: 8h às 12h – 13h às 17h

Telefone: 3236-4506


Compartilhe
Artigo anteriorAbertas as inscrições para curso de Brigadeiro Gourmet da prefeitura
Próximo artigoTour Guiado pelo Centro Histórico de SP volta como opção de conhecimento nas férias
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.