Os números impressionantes da Festa do Peão de Barretos

0
119
Os números impressionantes da Festa do Peão de Barretos - Crédito: Leandro Joaquim
Os números impressionantes da Festa do Peão de Barretos - Crédito: Leandro Joaquim


Mais de 100 shows, cerca de 600 competidores, aproximadamente 900 mil visitas e infraestrutura completa em um Parque de mais 2 milhões de metros quadrados: evento chega à sua 68ª edição de 17 a 27 de agosto impactando diferentes setores e posicionado como destino turístico em agosto

Em mais dois milhões de metros quadrados cabem muita emoção, alegria, expectativa e, principalmente, amor pela cultura sertaneja. Este é o tamanho do Parque do Peão, onde é realizada a tradicional Festa do Peão de Barretos (SP). E, no maior complexo do gênero no Brasil, outros números grandiosos impressionam, incluindo o público que atrai durante a realização do evento.

Neste ano, a Festa chega à sua 68ª edição – de 17 a 27 de agosto. A expectativa é receber mais de 900 mil visitas em um Parque do Peão que funciona 24 horas. Portanto, serão 264 horas de entretenimento nos 11 dias de evento.


Em cinco palcos – Estádio, Amanhecer, Raízes, Culturando e Camping –, mais de 100 shows acontecem; além de apresentações culturais espalhadas por todo o Parque.

Atrações e competições

Já no Rodeio são mais de 600 competidores em busca do sonho de vencer em Barretos nas diferentes modalidades disputadas. Mais de 3 mil animais devem passar pelo local no período do evento. O Estádio de Rodeios é o maior do gênero na América Latina e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.


Cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos são gerados para fazer “a Festa acontecer”, segundo a associação Os Independentes, promotora do evento desde seu início, em 1956.

Impacto econômico

Além disso, de acordo com o Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o evento gerou, em 2022, R$ 1,24 bilhão em impacto direto e indireto em 11 dias (R$ 112 milhões/dia). A pesquisa realizada pela Secretaria com o público presente na Festa traçou um perfil dos visitantes e ainda apontou que eles avaliam a Festa do Peão de Barretos com a nota média 9,8.


O Parque do Peão é um grandioso complexo que oferece comodidade e segurança ao público. Ao todo, o espaço possui mais de 10 monumentos (entre eles, o Monumento ao Peão, de 27 metros de altura), 42 ranchos e o Centro de Lazer e Eventos “Berrantão”, com 3.005 metros quadrados de área coberta, e seu próprio museu, o Memorial do Peão.
Além disso, o Parque tem o Camping Provas e Camping Independentes Família, com capacidade para receber até 15 mil hóspedes em uma área de aproximadamente 15 alqueires, além de mais de 30 banheiros somente neste espaço.

Infraestrutura do Parque

Já pelos imensos jardins do Parque, mais de 50 mil flores das espécies de Sunpatiens, Impatiens, Vincas e Jasmim do Caribe ornamentam o espaço, criando um clima ainda mais colorido e aconchegante. Dessas, mais de 35 mil flores estão sendo plantadas exclusivamente para receber o público da Festa do Peão. Uma curiosidade é que o complexo tem mais de mil árvores, com diversas espécies de orquídeas plantadas.

Para a diversão da criançada, o Rancho do Peãozinho tem diversas atrações, como mini zoológico e minifazenda, que são oferecidas nos 35 mil metros quadrados do espaço.

O complexo tem, ainda, um almoxarifado de 1.155 metros quadrados, onde armazena todos os materiais usados durante os eventos. Além do departamento de credenciamento com capacidade para receber até 120 pessoas sentadas, com 25 guichês para atendimento.

Usando energia limpa desde 2019, o Parque do Peão faz a geração de energia solar com 2.908 geradores fotovoltaicos, para abastecer todo o complexo.

Festa do Peão de Barretos 2023
Os ingressos para a 68ª Festa do Peão de Barretos estão à venda através do site oficial do evento e, também, pelo https://barretos.totalacesso.com/.

Confira a programação completa no site oficial de Os Independentes: (https://www.independentes.com.br/festadopeao/inicio).

Leia também

Conheça o Canal Malu Visita no YOUTUBE