O brasileiro Claudiney Batista dos Santos, representante de São José do Rio Preto, conquistou na noite deste domingo (29/8) o ouro no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Com um lançamento de 45m59, ele quebrou o recorde paralímpico e repetiu o feito da Rio-2016, quando também chegou ao lugar mais alto do pódio.
O paratleta ainda tem uma medalha de prata da modalidade, conquistada nos Jogos de Londres em 2012.
Em entrevista a um canal esportivo, ele afirmou:
“Estava muito bem preparado e deu certo, sou bicampeão paralímpico. Estou muito feliz. Todo o trabalho desses 5 anos foi coroado. É algo ímpar!”
Competindo na classe F56, Claudiney detém o recorde mundial da modalidade, com 46,68 metros, e tem outras conquistas na carreira, como a medalha de ouro no Mundial Dubai 2019. Nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019 (Peru), ele foi ouro no lançamento de disco e prata no lançamento de peso. Já no Parapan-Americano de 2011, em Guadalajara (México), foi ouro no arremesso de disco e no lançamento de dardo e prata no arremesso de peso.
A classe F56 abrange atletas com sequelas de poliomielite, lesão medular e amputação. O paratleta representante de Rio Preto precisou amputar a perna esquerda em 2005, depois de sofrer um acidente de moto.
Em julho deste ano, Claudiney fez uma visita ao gabinete do prefeito Edinho Araújo, acompanhado do secretário de Esportes Fabio Marcondes e do esportista e presidente do CAD (Clube Amigos dos Deficientes), Paulo César dos Santos, conhecido como Jatobá. Eles presentearam o prefeito com uma jaqueta e uma camisa da Seleção Brasileira.