Diminuir o tempo de tratamento em pacientes oncológicos com indicação para sessões de radioterapia e, através de uma tecnologia avançada de mapeamento inteligente da anatomia do paciente, combater tumores com mais agilidade do que em procedimentos convencionais. Melhor ainda, poder oferecer este tipo de procedimento em todos os níveis de atendimento, inclusive para pacientes com indicação do SUS.
Este é o novo objetivo da URRMEV – Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem de São José do Rio Preto, que acaba de adquirir um equipamento inédito em todo interior de São Paulo, que promete não apenas inaugurar uma nova era no tratamento do câncer como, também, promover a qualidade de vida do paciente submetido ao processo.
Inovação em radioterapia para tratamento de câncer, o Halcyon E é um dos aparelhos mais modernos do mundo e é capaz de realizar tratamentos radioterápicos com maior precisão e rapidez. Enquanto nos procedimentos tradicionais os feixes de radiação podem causar danos em tecidos sadios, com o Halcyon E toda radiação é concentrada na parte específica a ser tratada, em rotações de 360 graus e sem risco de atingir outras partes do corpo.
Com esta tecnologia, o equipamento emite uma radiação ainda mais concentrada nos pontos específicos mapeados através de exames de imagens, intensificando o ataque e reduzindo, assim, o tempo de exposição ao tratamento, o que reflete na melhora e na qualidade de vida do paciente.
“A tecnologia do Halcyon representa um novo conceito no tratamento de câncer porque pode reduzir o tempo de tratamento em até seis vezes, ou seja, o acelerador linear requer menos sessões de radioterapia”, explica Júlio César P. Cardoso Neto, médico radioncologista da URRMEV.
Para receber o novo equipamento, a unidade realizou adequações em suas instalações para uma melhor experiência dos pacientes. “Cuidamos de cada detalhe, da montagem do aparelho, testes e validação até o treinamento de equipes”, pontua Neto.
Sobre a URRMEV
Com 44 anos de tradição e excelência, a URRMEV é referência no serviço de Oncologia e investe constantemente em tecnologia, treinamento de equipe e atendimento humanizado.
Atualmente, o serviço de radioterapia da URRMEV atende cerca de 130 pacientes com tratamento em andamento, sendo 80 novos por mês de São José do Rio Preto e região, além de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.