Painel de Azulejos da escola Santo Seno em Olímpia é recuperado e aberto para visitação

0
190
Painel de Azulejos da escola Santo Seno em Olímpia é recuperado e aberto para visitação

Dando sequência aos projetos de preservação do patrimônio cultural e histórico da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura acaba de finalizar mais uma importante obra. Desta vez, é o Painel de Azulejos da escola municipal Santo Seno, que foi recuperado e contou com a construção de um espaço para visitação dos moradores e visitantes.

O mural está no município desde a década de 60, quando a escola foi inaugurada, e trata-se de uma obra de arte que foi doada pelo casal Luiza Seno de Oliveira (filha de Santo Seno) e David de Oliveira, que são importantes personalidades da história e fundação de Olímpia.

Na noite dessa quinta-feira (24), o prefeito Fernando Cunha, esteve no local, onde foi construída uma praça, juntamente com alguns integrantes da família Seno para uma breve visita ao espaço, marcando simbolicamente a entrega do projeto.

A imagem do painel retrata a catequização dos índios pelo Padre Jesuíta José de Anchieta, que foi enviado pelos portugueses ao Brasil, na época da colonização do país. A obra é de autoria do artista em azulejaria, Max Urban, mesmo idealizador de outros reconhecidos painéis como o do Elevador Lacerda em Salvador, além de obras no Rio de Janeiro e em São Paulo, que contam com a assinatura “Azulejos Artísticos Urban”, a mesma que consta no painel recuperado da Escola Santo Seno.

A obra de arte, que ficava em uma parede interna da unidade escolar, agora, está evidenciada em um espaço que foi construído para garantir a merecida visibilidade e o acesso de toda a população e visitantes. O projeto, elaborado a pedido do prefeito Fernando Cunha, contou com a contribuição da arquiteta, mestre e especialista em restauro, Rosely Seno, e da equipe da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura.

“Esta é mais uma ação da nossa gestão para resgatar a história de Olímpia. além de, homenagear as famílias tradicionais que fazem parte da fundação da cidade, como é o caso do painel que foi doado pela Família Seno. Este mural estava escondido pelo muro da escola e, então, decidimos fazer este espaço aberto e iluminado, trazendo este marco bonito da cidade para que seja visitado pela população”, declarou o prefeito.