Obras propõem imersão no universo de Van Gogh no Iguatemi Rio Preto

0
34
Compartilhe

A exposição Paisagens de Van Gogh segue em cartaz no Iguatemi Rio Preto até o dia 13 de fevereiro. O evento é gratuito.

A viagem pelo universo do pintor holandês conta com recursos de cores, sons e aromas, onde é possível se conectar com as telas e a vida do artista pelas suas cartas narradas nos ambientes.

Conheça um pouco mais sobre os cenários inspirados nas obras de Van Gogh:

A mostra inicia com um postal tridimensional, com texto extraído integralmente de uma das cartas do pintor a seu irmão caçula Theo, reproduzindo a sua letra, papel e selo da época e segue por 8 cenários.

Campo de Trigo com Corvo: Esta tela, que faz parte do Museu Van Gogh (Amsterdam) foi produzida durante as últimas semanas de vida do pintor e evidencia sua capacidade de transformar suas dores e angústias em imagens vibrantes.

Labirinto Flor de Íris: Em referência à obra Irises apresenta recursos que coloca o visitante como parte da tela.

Praça da Amendoeira: Traz como obra de referência a Amendoeira em Flor. O ambiente possui cenografia e pontos de som para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência entre Vincent e Theo.

Banho de Lua: Em referência à Starry Night Over the Rhone. O cenário inclui recursos de realidade virtual sobre um chão reflexivo.

Sinfonia da Noite Estrelada: Espaço em referência a uma das mais conhecidas obras do pintor, Noite Estrelada. Por meio de projeção imersiva, visitantes podem conhecer os grandes marcos da carreira e da vida de van Gogh.

Foto Pintada: Em uma cenografia remetendo aos Girassóis de Van Gogh, símbolo de felicidade e gratidão para o pintor, os visitantes podem tiram uma foto com um filtro e compartilhar em suas redes sociais.

Bosque de Espelhos: Inspirada na obra Duas Figuras no bosque, a saída do espaço tem a cenografia com bosques pintados por van Gogh e seu efeito multiplicados pelos espelhos.

No piso superior, O Quarto de Arles:  uma instalação de 12m² traz uma réplica fiel da tela que retrata o quarto em que o pintor morou durante sua estadia no interior da França, em Arles. No local é possível se sentir dentro da própria obra e fazer registros fotográficos.

Os agendamentos das visitas gratuitas já estão disponíveis pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/71073

SERVIÇO

Paisagens de Van Gogh, Exposição Imersiva – Gratuita

Iguatemi Rio Preto – Piso Térreo

Até 13 de fevereiro

De 2ª a Sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h

Agendamento de horários: https://bileto.sympla.com.br/event/71073

*As visitas são realizadas apenas por agendamento prévio.


Compartilhe
Artigo anteriorOutback tem ótimas opções de pratos para a estação mais quente do ano
Próximo artigoShow de mágica gratuito é atração no Plaza Avenida neste domingo
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.