Paraty: o que a Costa Verde do Rio de Janeiro tem a oferecer

0
101
"Inlet in region of Paraty on the south coast of Rio de Janeiro, Brazil"

Patrimônio da história brasileira, Paraty é um destino que merece atenção à cada detalhe

Quem vê as lindas paisagens da cidade do Rio de Janeiro talvez não imagine que outros municípios do estado também tem muito a oferecer. Patrimônio mundial da Unesco desde 2019, a histórica Paraty é um bom exemplo disso. Rota do “caminho do ouro”, Paraty foi fundada em 1667, e era nela que se escoavam riquezas vindas de Minas Gerais, sendo o ponto final da famosa ‘estrada real’. 

Conhecida como a Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty contempla tudo que um turista deseja. Gastronomia, cultura, história, passeios, vida noturna, além de uma natureza espetacular, com mar, cachoeiras e mata atlântica. Passear pelas ruas de calçamento e contemplar os casarões coloniais com conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan, é de fato, uma viagem na história.

É comum que em qualquer época do ano, Paraty esteja receptiva. Mesmo que não seja temporada de férias ou feriado, os turistas tomam a cidade. Em julho, na época do Festival Literário de Paraty (Flip), por exemplo,  as ruas da cidade ficam cheias de leitores, autores e artistas. 

Onde pousar?

Ao marcar uma viagem para Paraty, é importante saber onde ficar. Nesse quesito, a cidade oferece diversas opções que atendem todos os gostos e condições financeiras. É possível encontrar pousadas com diárias a partir de R$ 200,00, até as mais estreladas, passando dos R$ 500,00 reais a diária. O Airbnb também é uma ótima opção de acomodação na cidade, podendo ter um preço mais acessível, principalmente para viagens em grupo. 

O que comer?

Uma vez hospedado, é hora de saber onde e o que comer. Além da natureza, Paraty também tem uma gastronomia exuberante. Isso porque além de cardápios variados, a localização da maioria dos bares e restaurantes é em meio as igrejas históricas. As mesas ao ar livre são um convite delicioso para degustar a comida, bem como experimentar a cachaça artesanal local, por exemplo. 

As praias

Um dos pontos que mais chamam atenção em Paraty são as praias e as ilhas. Elas estão entre as melhores do país e não é à toa. Em meio a mata atlântica, a maioria das praias tem acesso pelo mar, com alguns minutos de caminhada ou até alguns quilômetros de estrada. Uma sugestão, é fazer do trajeto um ótimo passeio de barco ou uma trilha.   

Também vale a pena investir um tempo para percorrer e conhecer regiões mais distantes do centro histórico. Em Vila Trindade, por exemplo, dá para aproveitar a piscina natural do Cachadaço, cuja fonte é de água doce. 

Também é possível visitar a Praia de Fora — a qual é a principal de Vila Trindade —, que possui estrutura com bares e restaurantes. Além disso, a praia do Cepilho, praia Brava e praia do Sono também são ótimas opções.  

Qual a melhor época para visitar?

Para quem não se importa tanto com chuvas, o verão é a melhor época para visitar a cidade de Paraty. Isso porque, apesar do tempo chuvoso, os dias são mais quentes, o que possibilita aproveitar melhor as praias. Já no inverno, as chuvas não são tão frequentes e as temperaturas mais amenas. Quanto ao movimento, para quem deseja uma viagem mais tranquila, o ideal é evitar feriados, festivais e férias escolares.

Também é preciso ficar atento aos meses de novembro e março. Neste período, as chuvas intensas costumam alagar o centro histórico e o fornecimento de energia fica comprometido. Portanto, é importante viajar em períodos que a precipitação é um pouco menor, visando evitar problemas para os dias de viagem. 

Como chegar?

Como não possui aeroporto, a melhor forma de chegar até Paraty é por terra. A sugestão é ir de carro ou comprar passagem de ônibus saindo da cidade do Rio de Janeiro. O melhor caminho é pela BR-101 (Rio-Santos), com um trajeto repleto de belas paisagens, ou pela BR-116, até Guaratinguetá. Também é possível chegar de barco ou lancha. Acompanhando a história do Brasil colônia, Paraty ainda é berço de muito da nossa cultura, com muito para explorar e aproveitar.

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube