Parque Urbano será construído em Rio Preto por meio de Parceria Público-Privada

0
167

 Rio Preto  ganha, ainda neste ano, um novo Parque Urbano. O espaço terá 6.880,95 m² de área verde e conceitos ecológicos, culturais e sociais.  Ficará na região Sul da cidade, valorizando um fragmento preservado próximo  ao Plaza Avenida.

A implantação do parque será possível por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A Hugo Engenharia é a  empresa responsável pela construção do novo espaço de lazer da cidade.

Durante a elaboração do projeto de um loteamento vertical que será construído na região, a construtora e incorporadora optou por valorizar e dar aproveitamento a uma área verde.

O maciço verde abrigará diversos exemplares arbóreos e vegetação nativa remanescente,; Proporcionara integração, conscientização, lazer, entretenimento, saúde e qualidade de vida aos cidadãos.

O parque preservará 80 árvores de 14 espécies nativas, entre elas 39 exemplares de Angico (Anadenathera) e 26 de Monjoleiro (Acacia polyphylla). Um dos grandes destaques do espaço fica por conta da interação virtual com os visitantes, já que as árvores serão catalogadas com QR Code. Por meio do celular com leitor do código, será possível acessar informações sobre cada espécie.

 

Infraestrutura

Aliando preservação ambiental a saúde e qualidade de vida, o parque oferecerá espaço propício à convivência social e estímulo às atividades físicas. Com entrada pela Rua Nuno Álvares Pereira, o local terá pista de caminhada, áreas gramadas e ajardinadas, palco, bicicletário, playground e área de ginástica, mobiliário com bancos e mesas, postes de iluminação.

Serão quatro espaços temáticos, são eles

 

Área Zen/Espaço Cultural: destinada às atividades físicas e culturais, como yoga, meditação, tai-chi-chuan, ginástica corporal, dança, alongamento, caminhada e corrida.

 Área de Leitura e Contemplação: ambiente tranquilo e arejado para descanso relaxamento e contemplação da natureza.

 Área de Jogos/Brincadeiras: destinada às atividades recreativas infantis, contempla:

  • Caracol Pedagógico
  • Rosa dos Ventos
  • Amarelinha
  • Bancos e mesas de jogos
  • Passarela suspensa
  • Playground de madeira

 Passeio Botânico: espaço de contato e contemplação da flora nativa, de espécies arbóreas preservadas e de valor histórico, paisagístico, cultural e ambiental, contando com:

5 Jacarandás Mimoso | 2 Aroeiras | 2 Cedros Rosa | 2 Jequitibás

5 Palmeiras Jerivá | 6 Pitangas | 5 Quaresmeiras

5 Ipês Amarelo | 5 Ipês Rosa | 5 Ipês Branco

 

A Hugo Engenharia investirá cerca de R$ 500 mil na construção do parque.  As obras já começaram e devem ser concluídas ainda neste ano.

 

Pela parceria, a empresa será responsável pela instalação da infraestrutura do parque e cuidará do paisagismo por três anos, preservando o conceito elaborado para o local.

Já a prefeitura, fica com a manutenção da limpeza e segurança do espaço recreativo de uso público.

Artigo anteriorFestival  reúne 14 cervejarias, música de qualidade e atrações no Iguatemi Rio Preto
Próximo artigoFestival da Viola Caipira traz grandes nomes do Sertanejo Raiz para Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.