O plantio de mil mudas de árvores marca o início do projeto de retomada do Parque Walter Spotti, na manhã deste domingo (24), às 9h. O prefeito Edinho Araújo e a secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado recebem voluntários de empresas, Ongs, clubes e sociedade organizada para a realização do plantio.
Está é a primeira etapa de plantio na área do parque que possui mais de 70 mil metros quadrados. Está localizado ao lado da escola Coopen, no bairro Jardim Moyses Miguel Haddad, Zona Sul de Rio Preto.
A ação marca o fechamento da Semana da Árvore e chegada da Primavera.
De acordo com levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o Parque Walter Spotti, foi criado na administração passada do Prefeito Edinho Araújo. Com o tempo e a falta de investimentos acabou sofrendo com incêndios e teve toda sua vegetação destruída.
A proposta agora é unir forças com a iniciativa privada e sociedade organizada num processo de co-gestão para resgatar este espaço transformando-o, no futuro, em uma floresta urbana e espaço para educação ambiental e atividades do gênero.
“A ideia é que a área se transforme e um parque como conceito sustentável. que as edificações construídas na área possa ser feitas de bambu com eucalipto tratado . que o espaço possa ter seu uso compartilhado para os movimentos ambientais para co-working por exemplo”, afirma a secretaria do Meio Ambiente, Kátia Penteado.
O embrião do projeto será apresentado durante o evento de domingo.
Participam do plantio, integrantes do Clube dos Desbravadores, da Aama (Associação Amigos dos Mananciais), Muda que a Cidade Muda, Somos Um, Bonsai Clube Rio Preto, além de representantes de empresas parceiras do projeto: Unimed, Prever, Triunfo/Transbrasiliana, Shopping Iguatemi, Coplan e CR Meio Ambiente.
Serviço
Plantio no Parque Walter Spotti
Dia: 24 de setembro (domingo)
Horário: 09h
Local: Área localizada ao lado da Coopen no bairro Jd. Moyses Miguel Haddad (Rua José Romualdo de Freitas com Zanete Zerate Galeazi)