JK Iguatemi recebe pela terceira vez, obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo para o projeto Pina no JK

0
110

A Pinacoteca de São Paulo se junta ao JK Iguatemi para mais uma edição do projeto Pina no JK. A exposição acontece desde o dia 24 de agosto e vai até o dia 24 de outubro, com exibição gratuita de duas obras da coleção do museu nos Pisos 1 e 2 do shopping. Grande incentivadora da arte e da cultura, a Iguatemi é parceira da Pinacoteca desde 2014 e, neste ano, o JK Iguatemi recebe, mais uma vez, o projeto, já em sua terceira edição. 

Durante dois meses, o público do JK Iguatemi terá a oportunidade de apreciar de perto trabalhos dos renomados artistas contemporâneos, Cabelo e Regina Parra, em um ambiente inusitado, fora do espaço museológico.

A obra sem título (2012-21) do multiartista brasileiro Cabelo (nome artístico de Rodrigo de Azevedo Saad – 1967Cachoeiro de ItapemirimEspírito Santo) trata-se de uma  peça em neon azul e veludo sobre base de madeira integra um conjunto de trabalhos com figuras híbridas, recorrentes no universo imagético de Cabelo.

São seres infra terrenos surgidos da imaginação do artista e de sua ligação com o Candomblé. Em suas peças, a evocação de seres ancestrais sempre se mescla às referências urbanas (como o neon), ao rap, ao funk e a estados expandidos da consciência.

O trabalho Chance (2015-17), de Regina Parra (São Paulo, 1984), também utiliza o neon. Nesta criação, a artista se apropria de tal mecanismo para lançar no espaço a temática “A Grande Chance”, que desafia o espectador a múltiplas interpretações ao refletir sobre o que constitui, de fato, “sua grande chance”. O trabalho sugere aquele momento decisivo ao qual todos estão sujeitos. Chance é resultado de um desafio pessoal na vida de Parra, que enfrentou problemas de saúde.

A artista explora, desde o início da sua carreira, uma multiplicidade de linguagens como pintura, instalação e performance. Questões humanas, a exemplo da imigração, do movimento dos corpos e do feminino, assim como de referências ao ambiente urbano, estão presentes em suas produções.

“É uma oportunidade para o museu mostrar o seu acervo em outro lugar, mas sobretudo para o público. Os frequentadores do espaço são surpreendidos e convidados a apreciar obras de artistas importantes da cena contemporânea brasileira” diz Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo.

E completa “Uma parceria de sucesso que se desenvolve há 8 anos com o apoio contínuo da Iguatemi na programação e manutenção do museu”.

“A Iguatemi sempre incentivou e fomentou a arte e a cultura. Isso está enraizado no nosso DNA e a parceria com a Pinacoteca vai ao encontro das ações que acreditamos e que dão amplitude para ajudarmos a democratizar ainda mais o acesso a este tipo de conteúdo” diz Cristina Betts, CEO da Iguatemi S.A.

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu acervo conta hoje com cerca de 11 mil peças. Possui dois edifícios abertos ao público, a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação, e um terceiro em construção, a Pinacoteca Contemporânea.

A Pina Luz foi a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios. Projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, passou por uma ampla reforma, no final da década de 1990, com projeto do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha (1928-2021).

A Pina Estação foi inaugurada em 2004. Seu prédio, também projetado por Ramos de Azevedo, foi totalmente reformado pelo arquiteto paulistano Haron Cohen para receber parte do programa de exposições temporárias e do acervo do museu. Originalmente abrigou os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana.

Já com a entrega da Pina Contemporânea, prevista para dezembro de 2022, a Pinacoteca de São Paulo se torna, em área e capacidade de público, um dos maiores museus de arte da América Latina.

Obras:

Cabelo

Cachoeiro de Itapemirim, ES, 1967
Sem título, 2012-21

Untitled

neon azul e veludo sobre base de madeira / blue neon and velvet on a wooden base

Doação dos / Donated by the Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2021, por intermédio da / Through the Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2021

Regina Parra

São Paulo, SP, 1981
Chance, 2015-17

neon

Doação dos / Donated by the Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2017, por intermédio da / Through the Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, 2018

Sobre o JK Iguatemi

Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor. Para mais informações visite o site.

Conheça Carcara, o artista que esculpe as famosas galinhas de Porto de Galinhas/PE