Existe uma crescente busca pelo turismo de bem-estar mental, físico, psicológico e emocional. No Brasil, o Rio Grande do Norte vem despontando neste segmento, principalmente na região de Pium.
Distante apenas 10 minutos da capital Natal, na cidade de Parnamirim, a localidade abriga diversos terapeutas independentes . Eles se reuniram para oferecer pacotes de serviços “holísticos” (atuando em tratamentos complementares de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos), já que o holismo indica a abordagem como um todo e não apenas o problema ou a doença em si.
Ali são oferecidas terapias como reiki, bio dança, aromaterapia, yoga, barra de access, quiropraxia, calistenia, naturopatia, meditação, cristaloterapia, mandalaterapia, tambores xamânicos, medicinas da floresta, como ayahuasca e rapé (servidos por locais extremamente sérios, como o portal de luz (@portalxamanismo), rituais de elevação espiritual e tantos outros processos que trazem diversos benefícios para pessoas com ansiedade, depressão e estresses elevados, incluindo cursos de doula, constelações sistêmicas incríveis, com a moon mother Tânia Brisanti (@casadasdeusas) e até centro espírita com crescente expansão na cura por meio da conexão com a espiritualidade.
Destaque para a terapia marítima, com a terapeuta Tais Tozzatti (@tais_tozatti), que acontece no mar ou piscina com temperaturas adequadas, utilizando técnicas que combinadas entre si, podem proporcionar sensação de relaxamento profundo e ressignificação emocional de memórias, contribuindo para uma experiência saudável de vínculos.
Hospedagens simples e aconchegantes, como o Espaço Mandalar Pium, estão se preparando e adequando suas instalações para receber turistas e visitantes com essa necessidade de reconexão com o “EU”, perdido por conta da pandemia e de tantas outras preocupações do dia a dia. A regra básica é: pise na grama, relaxe, deite na rede, colha uma fruta do pé, experimente e viva o seu sensorial.
Atualmente, já existe uma rede de terapeutas sendo capacitados pelo SEBRAE, para que Pium se torne definitivamente um centro de referência no turismo de cura no cenário nacional.