O Senac Rio Preto recebe, na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, a poeta e ativista Mel Duarte, no Sarau Urbano, que acontece às 19 horas, aberto para toda a comunidade. A noite será totalmente dedicada a compartilhar poesias e histórias.
De acordo com Paula Castro, bibliotecária do Senac São José do Rio Preto, o empoderamento negro será o tema desta edição do Sarau Urbano, que tem como objetivo propor a reflexão sobre o racismo e a ocupação não predominante de negros em alguns espaços, como nos altos escalões na política, literatura, e universidades.
Mel Duarte é conhecida nacionalmente por trabalhar o empoderamento da mulher negra por meio de poesias recitadas e é autora dos livros Fragmentos Dispersos e Negra Nua Crua.
Recentemente, Mel ganhou destaque na mídia ao se apresentar no sarau de abertura da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Durante o evento, ela apresentou três poemas: um dedicado às mulheres negras, no que fala sobre objetificação sexual, racismo e empoderamento; o segundo dedicado a meninos da Fundação Casa, no qual declama sobre marginalização e mobilidade social; e o terceiro sobre a cultura do estupro que vitimiza milhões de mulheres.
O público poderá participar de uma roda de conversa, recitar e ouvir poesias e, principalmente, se conscientizar sobre o tema. Não há necessidade de inscrição.
Mel Duarte
Graduada em comunicação social, Mel Duarte é poeta, slammer (termo usado para quem recita poesias) e produtora cultural. Atua com literatura independente desde 2006. Faz parte do coletivo Poetas Ambulantes, que há quatro anos realiza intervenções poéticas dentro dos transportes públicos em São Paulo, e é uma das organizadoras do Slam das Minas-SP, batalha de poesias voltada para o gênero feminino.
Serviço:
Sarau Urbano
Data: dia 28 de outubro
Horário: das 19 horas às 21h30
Local: Senac São José do Rio Preto
Participação gratuita
Senac São José do Rio Preto
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518 – Santa Cruz
Informações: (17) 2139-1699