Prado-BA é roteiro perfeito o ano todo

0
61
Prado/ BA
Prado/ BA

Prado é uma ótima escolha para quem não se apega à determinada época do ano para curtir uma boa praia. Afinal, o Sol brilha durante o ano inteiro nesta cidade do Sul da Bahia.

Desde as férias de verão, mesmo em altas temporadas, a cidade não costuma ter o excesso de turistas que Salvador ou Porto Seguro, por exemplo. A estação mais quente do ano permanece de 3 a 4 meses na cidade, entre dezembro e abril, sendo acompanhada por shows nas praias centrais.

Entre janeiro e fevereiro tem novena para Nossa Senhora da Purificação, com direito a procissão e apresentação da Filarmônica Lira Pradense, em frente à igreja Matriz. Logo depois vem o Carnaval, um dos maiores e mais importantes eventos no calendário turístico do município, carregando um histórico de muito sucesso. 

Em seguida, normalmente no mês de março, chega a vez do Prado Moto Rock, que é o principal encontro de motociclistas da Bahia, sendo Prado a capital baiana do motociclismo. Em 2023, o evento será do dia 21 a 26 de março e a programação promete covers de grandes bandas e muitos clássicos do rock and roll.

“O Prado Moto Rock já faz parte do calendário, da tradição e da cultura do município, com a população sempre de braços abertos para os visitantes e frequentadores do evento, que conta com grande potencial de atrair pessoas de várias partes do país”, segundo a Secretária de Turismo do município, Iracema Ribeiro.

Ao longo do ano, em geral, a temperatura é equilibrada, variando de 19 °C a 31 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 33 °C. Ainda no inverno, o clima é agradável e o céu quase sem nuvens. Também é nesse período, até a transição para a primavera, em que se dá o fato mais esperado da Costa das Baleias.

Entre junho a outubro, ocorre a migração de baleias jubarte na região, quando elas descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes. Esse verdadeiro espetáculo em alto mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau

O Recife de Guaratiba é um dos passeios imperdíveis, com saídas do cais no centro da sede. É possível praticar mergulho livre e se surpreender ao apreciar de perto a vida marinha e plataformas de corais da região. Durante a lua nova e cheia, o recife fica completamente descoberto, mostrando uma paisagem deslumbrante.

Para quem deseja exclusividade e relaxar, o destino perfeito é o Balneário Praia de Guaratiba. O condomínio fechado a 10 km da sede é um refúgio em meio a natureza, com extensa e larga faixa de areia, um mar de águas mornas e uma ótima infraestrutura de hospedagem, restaurantes, barracas de praias, entre outros. 

Se você prefere um lugar mais rústico, o simpático distrito de Cumuruxatiba não pode ficar de fora do seu roteiro em Prado. Trata-se de uma pequena vila à beira mar com estradas de terra e muito verde nos arredores. Além disso, a gastronomia em Cumuru também é irresistível.

E inclusive, em Cumuruxatiba estão os encantos da Praia da Barra do Cahy, que recebeu o título de primeira praia do Brasil. Pesquisadores e historiadores concluíram que lá é o local da carta de Pero Vaz de Caminha sobre o primeiro contato dos portugueses com o povo originário que ali estava, os índios Pataxós. 

Uma placa com o título foi instalada na Barra do Cahy, tornando-se ponto de parada obrigatória para fotos. A praia onde nasceu o Brasil foi o destino da primeira ancoragem dos europeus e, agora, suas belezas continuam apaixonando viajantes de todo o país e também do exterior.

Falando em história e tradição, merece destaque a experiência em aldeias indígenas que ficam abertas à visitação nas áreas de preservação da Mata Atlântica em Prado, nas quais as aldeias pataxós acolhem turistas para compartilhar parte de suas vivências e culturas, guiando os excursionistas por trilhas e passeios típicos.

Outra parada indispensável na viagem a Prado é a Vila do Corumbau, o segredo mais bem guardado da Bahia, atualmente, o refúgio das celebridades. Chamada de “capital do sossego”, com suas praias paradisíacas quase desertas e águas mornas, Corumbau é o destino certo para quem busca um ambiente familiar.

Uma grande atração é a Ponta do Corumbau e o tão famoso banco de areia que se forma com extensão de, aproximadamente, 1 km mar adentro, podendo ser contemplado em marés baixas. No passeio de barco pelos recifes vale a experiência de remar de caiaque ou stand up e mergulhar com snorkel nas piscinas naturais.

Em outubro, é realizado o Festival Gastronômico e Cultural de Prado, que apresenta o melhor da essência e dos sabores de uma refinada gastronomia. O evento estará na sua 17° edição em 2023 e conta com os mais variados tipos de pratos e drinks feitos por dezenas de estabelecimentos locais.

Hoje, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado acontece em quatro destinos: Prado (sede), Cumuruxatiba, Guaratiba e Corumbau. As manifestações culturais também são um ponto forte do festival, com apresentações tanto na sede quanto nos distritos. 

Para completar, junto a todas as belezas naturais, o contexto histórico, e a sofisticação da gastronomia, os turistas têm a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas dos mestres artesãos de Prado. Não é à toa que o município já sediou duas edições da Feira de Artesanato da Bahia.

Resumindo, não importa a época do ano, Prado sempre reserva pontos turísticos e programas incansáveis para todos os perfis de público. Além disso, a hospitalidade do seu povo enriquece ainda mais as experimentações na cidade, que dispõe de amplo serviço hoteleiro para receber os turistas com qualidade. 

Leia também:

Conheça o Malu Visita no Youtube: