Feriado em Prado – Cultura e excelente Gastronomia no Extremo Sul da Bahia

0
166
Restaurante Banana da Terra – Beco das Garrafas – Prado

Prado é um paraíso no extremo sul da Bahia que pode ser o refúgio ideal para o seu descanso. O município é dividido em Prado (Centro), Guaratiba, Cumuruxatiba. e Corumbau. A viagem até o Prado é garantia de experiências incríveis.

Com 84 km de litoral, o município da Costa das Baleias detém as mais belas praias da região. Desde as mais desertas com imponentes falésias e vegetação nativa, das mais calmas com acesso a água doce, e às agitadas no centro da cidade com muitos quiosques e música ao vivo. Inclusive, é em Prado Bahia a primeira praia do Brasil: a Barra do Cahy, onde desemboca o rio de mesmo nome.

Para os amantes do ecoturismo, a região é um prato cheio: visitação aos Recifes de Timbebas, Guaratiba, Itacolomi, Pataxó e Carapeba, passeios pelo rio Jucuruçu e as trilhas no Parque Nacional do Descobrimento estão entre as principais atividades. De julho a outubro pode-se ainda experimentar o espetáculo que é a visita das baleias jubarte. Por sua herança histórica e presença de indígenas Pataxós na região, também é possível o turismo étnico e de experiência nas Aldeias Tibá e do Kaí.

A cena gastronômica é variada e surpreendente: há muitos restaurantes e quiosques com a autêntica cozinha regional e outros com elementos internacionais, além de cafés e deliciosas sorveterias. Todos os anos vários destes estabelecimentos se inscrevem para o tradicionalíssimo Festival Gastronômico e Cultural do Prado, que segue para a sua 16ª edição.

Onde de hospedar

Há excelentes opções de hospedagem com muito conforto e qualidade do serviço. A apenas 600m do centro da cidade e a 250m da Praia do Novo Prado, temos a Casa de Maria, pousada de charme e clima intimista, com muito verde e decoração rústica, ideal para casais.

A Pousada Coral de Fogo também é pertinho da praia, a 500m. Dispõe de uma ampla piscina exterior com hidromassagem, deck confortável, bar, sala de televisão e de leitura, além de um belíssimo jardim, e aceita animais de estimação.

Na Pousada Ponta de Areia, as suítes têm vista para o mar ou jardim, situada na bela Praia do Coqueiral. Possui, dentre outras acomodações, lounge de massagem, café da tarde, deck e espaço de leitura.

O Cahy Praia Hotel é uma ótima opção pé na areia, possuindo uma estrutura completa com quiosques, playground, salão de jogos, praia particular e outras acomodações.

O Hotel Mar & Sol é pé na areia, na Praia do Novo Prado. Alguns dos quartos com vista para o mar. Possui acomodações para famílias e a piscina tem tobogã para crianças. Também aceita pets.

Na Guaratiba, a 15 min do Prado, há o Hotel Residencial do Mirante, localizado em um condomínio e a 300m da praia. Possui estrutura com chalés e comodidades como bar, restaurante, academia, parque infantil, serviço de camareira, dentre outras comodidades.

DNA da cozinha baiana dará o tom e aroma ao 16º Festival Gastronômico e Cultural do Prado

Prato do ” Na Barca” – Prado

Pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com o DNA “É daqui, é da nossa gente” levam o melhor da cozinha baiana para o Festival Gastronômico e Cultural do Prado de 2022. O evento tem a participação de 80 pratos e 63 estabelecimentos do setor. A versatilidade da mandioca é a inspiração e protagonista nesta edição do tradicional encontro pradense.

Marcado para acontecer entre 7 e 23 de outubro, o 16º Festival Gastronômico e Cultural de Prado conta com a organização da Prefeitura Municipal de Prado, Sebrae e APHROPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais) e apoio do Senac.

Restaurante Banana da Terra – Beco das Garrafas – Prado

“As marcantes influências da cultura regional, as especificidades de um município rico em insumos e a base culinária, formada por uma gama de produtos ricos em aromas, cores e texturas serão os destaques do Festival”, argumenta o Prefeito Municipal de Prado, Gilvan da Silva Santos.

“Todos esses fatores combinados revelam a verdadeira essência das riquezas cultivadas, em especial, a mandioca e seus derivados. Mais que alimento, é uma expressão direta dos sabores e saberes da cultura da nossa gente”, completa o Prefeito.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae, pontuou sobre a tradição dos 16 anos de realização do Festival em Prado, trazendo a importância da valorização da gastronomia local e consequentemente o crescimento de outros setores como a hotelaria, comércio e feira livre.

“É um impulso econômico que favorece toda a cadeia produtiva; podem sempre contar com a parceria do Sebrae como apoiador do desenvolvimento e aprendizado. Os resultados positivos reforçam a credibilidade dos organizadores de um evento como este, e motivam a expansão do Festival” finalizou.

Mandioca

Nhoque nordestino – Ucanto da Cigana – Cumuruxatiba

Prado é o segundo maior produtor de mandioca do extremo sul baiano e que é chamada carinhosamente de “raiz mágica”. Matéria-prima para produção de farinha, goma e beijus, a mandioca foi tema de palestra no Festival Gastronômico, apresentada pela presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Eng. Agrônoma Jeilly Vivianne. Ela falou sobre a domesticação da mandioca pelos indígenas até a sofisticação da mandioca na alta gastronomia, passando pela importância da mandioca na história do Brasil e na produção de cerveja.

Programação

Restaurante Sorriso Baiano – Guaratiba

A programação do Festival tem início no dia 07 de outubro, e também conta com manifestações culturais e ações como Cozinha Show, Chef no Mercado e Feira de Artesanato e Agricultura Familiar, além lógico da possibilidade de levar para casa vários produtos produzidos com mandioca.

Durante o Festival acontecem intervenções musicais e culturais itinerantes de artistas locais. Ainda na grade de programação do evento os chefs tem a oportunidade de conhecer uma fazenda de mandioca. A imersão tem a assinatura da Secretaria de Agricultura de Prado. Nela os participantes vivenciarão a experiência do plantio, colheita e processamento da mandioca.

Fazem parte da programação do Festival vários cursos e oficinas. O docente do Senac, Joaldo Farias, que é técnico em serviços de restaurante, graduado em Gastronomia e Maitre e experiência há 20 anos, ministrará a Oficina de Drinks para agregar ainda mais valor e conhecimento para os profissionais dos Restaurantes.

O chef Victor Pessoa ministrará a Oficina de Empratamento. Chef de cozinha de excelentes restaurantes da Costa do Descobrimento, foi vencedor do Festival Gastronômico Raízes e do Prêmio Dolmã, ambos de 2022.

AGENDA:
O que: 16º Festival Gastronômico e Cultural do Prado – É daqui, é da nossa gente!
Onde: Prado e seus distritos Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.
Quando: de 07 a 23 de outubro
Realização: Sebrae, Prefeitura Municipal de Prado e APRHOPE – Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras de Turismo e Estabelecimentos Comerciais.
Correalização: Senac
Apoio: Costa das Baleias e AGET – Associação Guaratiba Empreendedores Turísticos.
Patrocínio: Sicoob, Suzano, Banco do Nordeste, Condomínio Reserva da Barra e Baden Baden.

Os estabelecimentos participantes estão por toda cidade e em Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau. Há ainda as ofertas nos próprios bistrôs de pousadas e hotéis que também prestigiam o evento.

Mais informações no www.festivalprado.com.br.