O Senac Rio Preto realiza, a partir desta segunda, dia 13 de março, o evento Diversus: Mês da Diversidade. O objetivo é propor reflexões sobre diversidade cultural e preconceitos. Vai promover diálogos sobre sexualidade, gênero, inclusão e as diversas manifestações de preconceito perpetuadas na sociedade, como a gordofobia, racismo, homofobia e machismo.
Paula Castro, bibliotecária do Senac Rio Preto, explica que a ação vai ao encontro da essência da instituição. Esta se propõem a estimular a disseminação da cultura de paz, valorização da diversidade e representatividade de públicos.
“Todos esses conceitos que vamos trazer durante o Diversus reforçam o perfil acolhedor do Senac e criam proximidade com a comunidade interna, representada pelos alunos e funcionários, e a externa, sendo o público em geral”, reforça.
A programação, totalmente gratuita, é aberta para a comunidade e contará com diversas atividades. Serão palestras, rodas de conversa, debate, workshop, oficina, mostra cinexpresso de cinema, apresentação musical e exposição.
Todas ministradas por representantes de coletivos e minorias, ativistas e estudiosos sobre sexualidade, gênero, inclusão e as diversas manifestações de preconceito.
“A ideia é valorizar a diversidade e representatividade de públicos”, conclui Paula.
Os interessados podem se inscrever nas atividades pelo Portal Senac www.sp.senac.br/riopreto ou diretamente na unidade, na Rua Jorge Tibiriçá, 3.518. Mais informações pelo telefone (17) 2139-1699.
Diversidade cultural e preconceitos- programação completa
Roda de conversa: Diversidade, Direitos Individuais e Sexualidade
Data: 13 de março
Horário: das 19h30 às 21 horas
Palestrante: Raul Aragão Martins – psicólogo e professor da Unesp de São José do Rio Preto / Ricardo dos Santos – integrante do Conselho Estadual LGBT e atualmente trabalha no Grupo de Amparo ao Doente de Aids (Gada) / Marcia Menin – representante da Comissão da Diversidade da OAB e professora de direito civil na Faculdades Integradas Padre Albino.
Exposição: Avesso!
Data: de 13 a 31 de março
Horário: das 10 às 21 horas
Gabriela Zuri – graduada em moda pela Universidade Estadual de Londrina e docente de fotografia do Senac São José do Rio Preto.
Palestra: O Machismo Nosso de Cada Dia
Data: 14 de março
Horário: das 15 às 16 horas
Inscrições: diretamente na unidade ou pelo telefone (17) 2139-1699
Palestrante: Andrea dos Santos Pereira Nunes – graduada em comunicação social e pós-graduada em gerenciamento de projetos. Coordenadora do Programa Senac de Cultura de Paz.
Palestra: Vamos Falar sobre Xenofobia e Racismo?
Data: 14 de março
Horário: das 19h30 às 21 horas
Palestrante: Yanelys de Abreu Babi – graduada em letras pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Estudos Hispânicos pela Universidade de Cádis, Espanha. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Unesp.
Debate: Projeto Margens
Data: 15 de março
Horário: das 14 às 17 horas
Mediadora: Jessica Balbino – jornalista, mestranda em comunicação pelo Labjor/IEL da Unicamp.
Workshop: Diversidade e a Aceitação do Diferente
Data: 16 de março
Horário: das 15 às 16 horas
Pedro Henrique Ramos de Oliveira – graduado em ciências sociais e história pela Universidade Estadual de Londrina.
Palestra: Para uma Educação (Trans)Formadora
Data: 20 de março
Horário: das 15 horas às 16h30
Palestrante: Maria Clara Araujo dos Passos – graduanda em pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora em Teorias Pós Críticas da Educação, colaboradora do site Blogueiras Negras e Transfeminismo.com e idealizadora do projeto Pedagogia da Travestilidade.
Mostra Cinexpresso de Cinema
Data: 20 de março
Horário: das 19h30 às 21 horas
3 curtas metragens produzidos no Curso Livre de Cinema, projeto contemplado pela Lei de Fomento Nelson Seixas/Lei Cultura para todos da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.
Oficina: Maquiagem Drag Queen
Data: 22 de março
Horário: das 15 horas às 16h30
Caio Toledo – maquiador profissional e docente do curso de Maquiagem no Senac São José do Rio Preto.
Roda de conversa: Gorda Sim, e Daí?
Data: 24 de março
Horário: das 15 às 17 horas
Mediadores: Mayara Ísis – escritora, poeta, produtora e pesquisadora. Militante feminista integrante do Núcleo de Mulheres, do Núcleo de Padrões e Gordofobia do Movimento Mulheres em Luta – Rio Preto. Atuou na idealização e produção do evento “Gorda sim! E daí?”. Integrante do coletivo Òbàrá e grupo Maracatu Pedra de Raio.
Bruna Giorjiani de Arruda – Professora, pesquisadora, militante feminista e integrante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.
Apresentação de pocket show com o grupo Rap Plus Size, grupo de rap feminino que atua com questões de gênero e gordofobia. ( foto capa)
Palestra: Arquitetura Inclusiva
Data: 28 de março
Horário: das 10 horas às 11h30
Palestrante: Kaísa Isabel Tembela Santos – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas.
Palestra: Sexualidade na Terceira Idade
Data: 30 de março
Horário: das 10 horas às 11h30
Palestrante: Daniele Cristina Polotto Montanari – especialista em Docência do Ensino Superior. Enfermeira especialista em Centro Cirúrgico. Docente dos Cursos Técnico em Enfermagem e Cuidador de Idoso no Senac São Jose do Rio Preto.
Apresentação Musical: Visão do Coração
Data: 31 de março
Horário: das 10 às 11 horas
Grupo musical formado por alunos do Instituto dos Cegos sob a orientação do professor Paulo Lucas Silva Pacheco – músico formado no Conservatório de Guarulhos – SP.
Senac São José do Rio Preto
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3518 – Santa Cruz
Telefone: (17) 2139-1699
Informações: www.sp.senac.br/riopreto