Professor que inspirou gerações de rio-pretenses será homenageado em livro

0
145
Professor que inspirou gerações de rio-pretenses será homenageado em livro
Professor que inspirou gerações de rio-pretenses será homenageado em livro

A década de 1950 registra um importante capítulo na evolução de Rio Preto. A cidade  começou a deixar de lado sua identidade provinciana para experimentar modernização, crescimento e desenvolvimento.

A transformação urbana motivou-se por um importante e irreversível êxodo. A maioria da população, que morava na zona rural, migrou para a área urbanizada. Ocorreram grandiosas mudanças econômicas, culturais, comportamentais e sociais. Nada mais seria como antes.

Neste contexto de mudança, aconteceu um fato importante no esporte, que mudou a vida da juventude da época: a natação caiu no gosto popular. Isso aconteceu principalmente com a chegada do professor Decio Lang.

Sua trajetória foi recriada no livro ‘Encontro com Decio Lang – A formidável natação rio-pretense nos anos 50 e 60’.

A obra, que tem 150 páginas e foi publicada pela União Brasileira de Escritores (UBE), será lançada no dia 16 de setembro, a partir das 20h, na sede social do Rio Preto Automóvel Clube.

Décio Lang ensinou natação no Palestra, Automóvel Clube e América Futebol Clube . Lecionou educação física em escolas públicas de Rio Preto e várias cidades paulistas. Suas equipes de natação conquistaram centenas de títulos em competições disputadas na região, no Estado, Brasil e até mesmo exterior.

As conquistas não foram o principal legado que Decio Lang deixou. Seus métodos, maneira peculiar de tratar os alunos, exemplos no dia a dia, orientação social, cultural e moral e trabalho focado na formação de verdadeiros cidadãos influenciou jovens nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

Com texto básico do escritor Raul Marques, a obra foi criada por iniciativa de ex-nadadores de Decio Lang, como Durval de Noronha Goyos Júnior, Flávio Augusto Teixeira, Gilberto Miranda Batista,José César Polízio Bueno, Remy Jacomassi e Sérgio Frota. A ilustração da capa foi elaborada pelo artista Lézio Júnior.

A partir das recordações, lembranças e reminiscências de dezenas de nadadores que fizeram parte desta importante passagem, a obra se tornou realidade, deslanchou e foi editada por Durval de Noronha Goyos Junior. É o registro oficial, com riqueza de detalhes, de um tempo especial, marcante e produtivo.

O livro versa sobre a natação rio-pretense e a vida na cidade daquele momento. O fio condutor é justamente o trabalho desenvolvido pelo técnico e professor Decio Lang e a destacada atuação dos nadadores que tanto honraram as cores do Palestra e do Rio Preto Automóvel Clube.

Com esforço, dedicação e brilhantismo, seus alunos buscaram informações guardadas em um cantinho especial, que fica entre o coração a memória, para remontar esse quebra cabeças que é antigo e, ao mesmo tempo, atual. A cada página, a narrativa revela importantes lições de vida e doces passagens.

A obra é uma homenagem ao professor, educador, mestre e técnico Decio Lang, cujo trabalho é lembrado até hoje. No dia seguinte ao lançamento do livro, no dia 17 de setembro, será realizado, também no Automóvel Clube,  o X Encontro Profº Decio Lang de Natação, a partir das 9h.

 

Serviço

Lançamento do livro ‘Encontro com Decio Lang – A formidável natação rio-pretense nos anos 50 e 60’

Quando: 16 de setembro

Horário: 20h

Local: sede social do Rio Preto Automóvel Clube

Páginas: 150

Editora: União Brasileira de Escritores (UBE)

 

 

 

 

 

Artigo anteriorTecnologias Aplicadas ao Pequeno e Médio Varejo é tema de seminário no Riopreto Shopping
Próximo artigoCamarote do VillaMix terá buffet assinado por Manoel Carlos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.