Projeto cultural, assinado pelo fotógrafo Guilherme Baffi, chega em Bálsamo

0
23
Compartilhe

O fotógrafo Guilherme Baffi chega em Bálsamo com a exposição “Transeuntes – Vida em Movimento”, por meio do PROAC Direto. O projeto, que estreou em Rio Preto no último mês, é um convite à reflexão sobre o convívio em sociedade nesta volta do transitar. Itinerante, a exposição fotográfica, com entrada gratuita, visitou ainda as cidades de Mirassol e Votuporanga.


Por um bom tempo, transitar pela cidade, principalmente para quem utiliza o transporte público, se configurou como um ato repleto de cuidados. Cruzar com dezenas de pessoas em um terminal urbano todos os dias não era mais algo corriqueiro ou cotidiano, já que a aglomeração fazia a pandemia crescer e avançar.

Pessoas ficaram isoladas, algumas em família e outras sozinhas; outras tiveram que transitar mesmo diante de tantos riscos para garantir seu sustento; e outras ainda tiveram seus transitares interrompidos por uma doença até então praticamente desconhecida. Ou seja, a pandemia reconfigurou a dinâmica do transitar no espaço urbano.


A vida vai retomando aos poucos sua antiga normalidade, mas a máscara, apesar de liberada, ainda se faz presente, revelando que levará certo tempo para se restabelecer a realidade de antes. As pessoas seguem transitando, cruzando a cidade para trabalhar, estudar, passear, enfim, viver. Mas cada um traz consigo uma lição aprendida nesse momento tão difícil da humanidade.


E como essa lição interfere no ato de transitar de cada pessoa? É possível captá-la pelo olhar, pela expressão escondida por uma máscara ou revelada por um sorriso? As fotos expostas em “Transeuntes – Vida em Movimento” buscam responder a estas perguntas.
Todos os locais visitados pela exposição têm entrada livre e acessibilidade para que toda a população aproveite dias de arte e cultura.

Serviço:

“Transeuntes – Vida em Movimento”
Data: até o dia 8 de junho
Local: Centro de Atendimento ao Turismo Pesqueiro 4M


Compartilhe
Artigo anteriorPraia Bonita Resort & Convention monta instalação na praia de Camurupim
Próximo artigoIguatemi Rio Preto recebe etapa do Santander Track&Field Run Series
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.