Projeto gratuito conta com curadoria de Ismael Ivo para dar suporte para grupos de dança na RMSP, no litoral e no interior do Estado em 2015

0
88

ProjetodeQualiDanca2_Foto-EliasGomes-media

O coreógrafo Ismael Ivo foi o escolhido para ser o curador do Projeto de Qualificação em Dança – 1ª edição 2015 – atividade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, que será implantada em 2015. Ivo terá como colaboradora especial em sua equipe Cassia Navas, que prestará consultoria especial em dança. Os interessados em atuar como artistas-orientadores podem encaminhar os currículos até dia 8 de agosto, e os grupos e companhias podem se inscrever até dia 11 de outubro no site www.oficinasculturais.org.br (no menu “Programa de Qualificação em Artes”>”Projeto de Qualificação em Dança” >”Editais e Resultados”).

No dia 9 de setembro, às 19h, o coreógrafo Ismael Ivo estará na Oficina Cultural Pagu (Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande – Santos), para uma palestra de lançamento do Projeto de Qualificação em Dança. No dia 12, às 19h, o coreógrafo estará na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo), no dia 13, às 14h, a palestra acontecerá na Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes (Rua Rio Branco, 18-40. Vila América – Bauru); no dia 16, às 13h, na Oficina Cultural Fred Navarro (Rua Jorge Tibiriçá, 3.243, Centro – São José do Rio Preto), e às 20h, na Oficina Cultural Candido Portinari (Rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar – Centro – Ribeirão Preto). No dia 20, às 10h30, no Centro Cultural Matarazzo (Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vl. Marcondes – Presidente Prudente); no dia 25, às 19h, em Campinas (local a confirmar); e por fim, no dia 26, o encontro será na sede do Centro de Formação EducaMais (Parque dos Sinos – Z/N – Jacareí). A ideia é apresentar os objetivos gerais do Projeto e estimulando os grupos e coletivos de dança a participarem do processo seletivo.

Como política pública voltada para interiorização e descentralização de ações culturais, o Projeto de Qualificação em Dança é destinado a grupos, coletivos e companhias de dança, sediados no Estado de São Paulo, interessados em receber orientações artísticas. Com isso, espera contribuir para a ampliação do repertório artístico e para o fomento do desenvolvimento crítico e reflexivo sobre a dança que ser dará por meio de atividades de orientação artística, workshops, palestras, minicursos, entre outras ações de qualificação na área.

“O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o Estado de São Paulo. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e oferece atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades”, afirma Ismael Ivo.

O Programa de Qualificação em Arte

Criado em 2014, o Programa de Qualificação em Artes é composto pelo Projeto Ademar Guerra (Teatro) e pelo Projeto de Qualificação em Dança. O objetivo do Programa é contribuir para a qualificação e capacitação de artistas que atuam em grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. Tem como ação principal a orientação técnica e artística.

A Coordenação Geraldo Programa é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 17 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra(teatro) de 2003 a 2006.

O curador Ismael Ivo tem formação de ator, bailarino e coreógrafo com passagens por escolas e companhias dos EUA e Europa. De 2005 a 2012 dirigiu o Festival de Dança da Bienale de Veneza, na Itália. Atualmente é Diretor Artístico do ImpulsTanzViennaInternational Dance Festival. É também o criador do Projeto Biblioteca do Corpo que tem como proposta oferecer método especial para orientar jovens criadores em dança.

SERVIÇO:
PALESTRA DE LANÇAMENTO DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA

Dia 9 – Terça feira – 9h
Oficina Cultural Pagu
Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande – Cep: 11075-390 – Santos – SP
Contato: (13) 3219-2036 / 3219-1741 |

Dia 12 – Sexta-feira – 19h
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – Cep: 01123-001 – São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662 |

Dia 13 – Sábado – 14h

Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes
Coordenador: Paulinho Pereira
Rua Rio Branco, 18-40, no bairro Vila América – Bauru/SP
Telefone: (14) 3281-3074

Dia 16 – Terça-feira – 13h
Oficina Cultural Fred Navarro

Rua Coronel Spinola de Castro, 5.084 – Imperial – Cep: 15015-500 –
São José do Rio Preto/SP
Telefone: (17) 3212-9235 / 3234-2405
Twitter: @OficinaCultural
19h
Oficina Cultural Candido Portinari
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – 1º andar – Centro
Edifício Padre Euclides – Cep: 14010-903 – Ribeirão Preto – SP
Telefone: (16) 3625-6161

Dia 20 – Sábado – 10h30
Centro Cultural Matarazzo (Teatro Paulo Roberto Lisboa)
Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vl. Marcondes
Cep: 19030-000 – Presidente Prudente – SP
436 lugares

Dia 25 – Quinta-feira – 19h
Campinas – Local a confirmar

Dia 26 – Sexta-feira – 19h30
Centro de Formação EducaMais
Parque dos Sinos – Jacareí


Artigo anteriorDefinido juiz do Guinnes World Records que avaliará o “maior terremoto causado por som automotivo” em Barretos
Próximo artigoRapidinhas – Naty Graciano, Le Creme , Santa Cervejada, Faperp 18 anos e Plinio Oliveira
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.