Quem estacionar nos Corredores de ônibus da Andaló vai levar multa

0
137

A partir da próxima segunda-feira, dia 23, será proibido parar e estacionar nos corredores de ônibus da avenida Alberto Andaló entre as 5h e às 20h. Já o tráfego exclusivo para o transporte coletivo pela faixa ocorrerá em dois períodos – das 5h às 8h e das 16h30 às 20h – de segunda à sexta-feira e ficará liberado a todos os veículos aos sábados, domingos e feriados. Esses horários estão previstos no Plano de Mobilidade Urbana de Rio Preto.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Rio Preto sinalizou as duas entradas da avenida alertando sobre a proibição de parada e estacionamento nos corredores de ônibus. O objetivo da mudança é dar mais fluidez ao trânsito, uma vez que a avenida está entre as mais movimentadas de Rio Preto.

Levantamento realizado no ano passado apontou que só no cruzamento da avenida da Saudade com a Andaló passam, em média, 30 mil veículos das 7h às 19h em dias úteis.

“Esse é o funcionamento que estava previsto no Plano de Mobilidade Urbana e, agora que a sinalização está colocada vamos dar início ao uso da faixa exclusiva o dia todo, impedindo o estacionamento”, explica o coordenador de Mobilidade Urbana da secretaria, Amaury Hernandes.

Ele explica que esse horário também será aplicado futuramente (em data ainda indefinida) nos corredores das avenidas Philadelpho Gouveia Netto e Bady Bassitt.

Para os demais – são nove corredores no total – será feito novo estudo para determinar o horário de funcionamento ideal.

“Cada corredor tem uma necessidade de acordo com as características de fluxo. Não podemos aplicar a mesma regra para todos. É preciso respeitar a funcionalidade de cada um”, afirma o coordenador.