Região Norte de Rio Preto ganha bairro planejado com 1.536 moradias

0
365

O Residencial Vida Nova Dignidade é o mais novo bairro planejado da cidade. Construído em uma área de 655 mil m2 (equivalente a 92 campos de futebol)  recebeu R$ 188 milhões. Foram feitas  1.536 moradias.  A entrega das chaves dos imóveis acontece neste sábado, 23 de junho, a partir das 9h30.

Esse bairro planejado foi construído pela Pacaembu Construtora em apenas 14 meses.  Feito com o financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida para as faixas de renda 1,5 e 2. Está localizado próximo aos bairros Jardim dos Buritis, Moradas dos Ipês e Jardim Bela Vista, na região Norte da cidade. O acesso principal é feito pela Estrada Municipal SJR-350, no prolongamento da Avenida Mirassolândia, sendo que, no perímetro do empreendimento, a estrada foi duplicada. Foram construídas três rotatórias de acesso às estradas municipais SJR-350 e SJR-419.

O Vida Nova Dignidade tem 33 ruas, com largura de 12 a 14 metros, sete avenidas e cinco acessos. As redes de água potável, esgoto sanitário e águas pluviais  estão interligadas às redes e ramais da cidade.

O local tem ainda iluminação pública, 61 mil m2 de calçadas (equivalente a seis campos de futebol). Tem  259 rampas de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Foram executados no bairro 118 mil m² de asfalto de qualidade, equivalente a 12 campos de futebol.

Para a instalação de empreendimentos comerciais e de prestação de serviços, de acordo com a Lei de Zoneamento, foram reservados 144 lotes comerciais, com área total de 32 mil m².

Casas planejadas

Os terrenos do novo bairro têm 200 m² cada e as casas têm 45,47 m² de área construída.   A comercialização dos imóveis privilegiou as famílias com renda mensal comprovada de até três salários mínimos.  E que se enquadram nos critérios do programa habitacional Minha Casa Minha Vida para as faixas 1,5 e 2. A comercialização do empreendimento foi acompanhada pela Prefeitura  Rio Preto, por meio da EMCOP (Empresa Municipal de Construções Populares).

Junto com as chaves será entregue aos moradores um certificado de garantida da Pacaembu Construtora contra problemas estruturais pelo período de cinco anos. Também   uma planta com sugestão de ampliação do imóvel .

Durante a construção, foram utilizados cerca de 15 mil m³ de concreto em 69 mil m² de área construída, além de 3.072 portas externas, 4.608 portas internas e 7.680 janelas/vitrôs.

Arborização urbana

A Pacaembu Construtora plantou 8.414 mudas de árvores.  Tem uma área verde de 133 mil m2 dentro do bairro. O plantio  será monitorado pela construtora até 2022. Tem  o objetivo de proteger o solo, conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente. E ainda,   favorecer a conservação e preservação da fauna local. No local, foram plantadas cerca de 80 espécies.

A Pacaembu também executou um projeto de arborização de vias públicas Fez  o plantio de 1.680 mudas de árvores em frente às casas do Vida Nova Dignidade.