A galerista, restauradora e artista plástica Regina Cheida assina a coleção que será exposta no Espaço Cultural Iguatemi a partir desta quinta-feira (6 de junho) pelo projeto Identidade.
A nova mostra Identidade por Regina Cheida (Coleção Deusas e Mitos) é diretamente inspirada no ideal da beleza feminina em diversas épocas e etnias, questionando e enaltecendo-a em suas inúmeras concepções.
Regina Cheida vem se destacando no cenário nacional pela carreira solidamente construída ao longo dos últimos vinte anos. Para a criação das obras da coleção Deusas e Mitos, a artista foi buscar na sua formação a diretriz para nortear as técnicas utilizadas nesta nova produção.
Formada pela Unesp, dela traz as marcas da escola contemporânea e da Academia Angelina Waldemarin Messemberg vem a educação rígida do academicismo.
Dessas duas vertentes díspares, porém complementares, surgem obras modernas, versáteis e vibrantes. São telas, gravuras assinadas, giclees, porcelanas estampadas, pratos para parede, almofadas e jogos americanos que trazem Mulheres Mitos, ícones de beleza de uma época, inspiradoras de tantas outras; Mulheres Tribais, densas, coloridas, exóticas com sua beleza ímpar; Mulheres Asiáticas, sutis, delicadas, misteriosas envoltas em véus e adornos; e Mulheres Negras, guerreiras, sábias, com o dom da premonição e da alma dos homens.
“A fascinação pelo universo feminino inspira o uso de diversas técnicas para cantar essa beleza e todas as técnicas utilizadas nesses diferentes suportes artísticos estarão explicadas para que o público possa compreender a feitura dessas peças e obras, tornando a mostra didática”, destaca Regina Cheida.
A curadoria da mostra é feita pelo arquiteto urbanista Kedson Barbero, que é professor universitário, presidente do CONDEPHAT, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil e tem o olhar apurado dos apreciadores da arte, por isso, orienta a seleção das obras, a espacialidade da montagem e a ambientação do espaço.
O projeto Identidade promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte. Dedicado à arte e à cultura, o local foi inaugurado junto com o shopping, em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região.
O Espaço Cultural Iguatemi fica no Piso Superior do shopping e a visitação às exposições é aberta ao público diariamente, de acordo com os horários de funcionamento.