Regina Cheida leva coleção Deusas e Mitos ao Espaço Cultural Iguatemi em nova exposição

0
92

A galerista, restauradora e artista plástica Regina Cheida assina a coleção que será exposta no Espaço Cultural Iguatemi a partir desta quinta-feira (6 de junho) pelo projeto Identidade.

A nova mostra Identidade por Regina Cheida (Coleção Deusas e Mitos) é diretamente inspirada no ideal da beleza feminina em diversas épocas e etnias, questionando e enaltecendo-a em suas inúmeras concepções.

Regina Cheida vem se destacando no cenário nacional pela carreira solidamente construída ao longo dos últimos vinte anos. Para a criação das obras da coleção Deusas e Mitos, a artista foi buscar na sua formação a diretriz para nortear as técnicas utilizadas nesta nova produção.

Formada pela Unesp, dela traz as marcas da escola contemporânea e da Academia Angelina Waldemarin Messemberg vem a educação rígida do academicismo.

Dessas duas vertentes díspares, porém complementares, surgem obras modernas, versáteis e vibrantes. São telas, gravuras assinadas, giclees, porcelanas estampadas, pratos para parede, almofadas e jogos americanos que trazem Mulheres Mitos, ícones de beleza de uma época, inspiradoras de tantas outras; Mulheres Tribais, densas, coloridas, exóticas com sua beleza ímpar; Mulheres Asiáticas, sutis, delicadas, misteriosas envoltas em véus e adornos; e Mulheres Negras, guerreiras, sábias, com o dom da premonição e da alma dos homens.

“A fascinação pelo universo feminino inspira o uso de diversas técnicas para cantar essa beleza e todas as técnicas utilizadas nesses diferentes suportes artísticos estarão explicadas para que o público possa compreender a feitura dessas peças e obras, tornando a mostra didática”, destaca Regina Cheida.

 

A curadoria da mostra é feita pelo arquiteto urbanista Kedson Barbero, que é professor universitário, presidente do CONDEPHAT, vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil e tem o olhar apurado dos apreciadores da arte, por isso, orienta a seleção das obras, a espacialidade da montagem e a ambientação do espaço.

 

O projeto Identidade promove exposições no Espaço Cultural Iguatemi, valorizando artistas locais e democratizando o acesso à arte. Dedicado à arte e à cultura, o local foi inaugurado junto com o shopping, em 2014, com objetivo de aproximar artistas e obras de arte do público da região.

O Espaço Cultural Iguatemi fica no Piso Superior do shopping e a visitação às exposições é aberta ao público diariamente, de acordo com os horários de funcionamento.

 

 

Exposição Identidade por Regina Cheida

Local: Espaço Cultural Iguatemi – Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Superior

Abertura: 6 de junho de 2019

Horários de visitação: durante os horários de funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 14h às 20h)

Artigo anteriorFesta do Peão de Bálsamo, Feira Dona Maria Artesanal, Churrascão Sertanejo e mais
Próximo artigoGoverno  oferece cerca de 900 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos na Região  Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.