Reinaldo Volpato faz palestra sobre a cultura paulista e o audiovisual brasileiro

0
131

Evento, com entrada gratuita, será nesta terça-feira, dia 17, às 20 horas, na Don Zelo Spagheteria, em Rio Preto

O cineasta Reinaldo Volpato, da Taus Audiovisuais, faz nesta terça-feira, dia 17, às 20 horas, na Don Zelo Spagheteria, em Rio Preto, a palestra “A importância da cultura do interior paulista no universo do audiovisual do Brasil”. A entrada é franca.

Na ocasião, será exibido o documentário “Linhas Tortas”, em que o cineasta trata da trajetória de um trabalhador rural, seu Armando Bastos, que estudou até o quarto ano, foi para Diadema, onde aposentou como mestre de obras, e passou a vida escrevendo livros, roteiro de filme e para a televisão, mas nunca conseguiu publicar seus textos.

Cineasta formado pela ECA-USP, em 1975, Volpato é diretor, produtor, roteirista e montador de filmes e programas de televisão. O primeiro longa da carreira de Reinaldo Volpato é “ABRASASAS”, de 1985, que mostra as inquietações da juventude rio-pretense da época, inteiramente filmado em nossa cidade. Em sua carreira, o cineasta realizou inúmeros outros filmes, como, por exemplo, “Pau Pra Toda Obra”,  “Canabraba – A Necessidade da Expressão” (co-direção de Romildo Sant’Anna) e “Linhas Tortas”, todos premiados. Recentemente, ele dirigiu e montou o documentário de longa-metragem “A Moda é Viola”.

Na televisão, Volpato atuou em emissoras como TV Cultura, Globo e TV Brasil. Na TV Cultura, foi repórter no programa “Hora da Notícia” e diretor do “RTC Interior” e do “Viola, Minha Viola”. Trabalhou na Globo como editor dos programas “Globo Repórter”, “Domingo Gente” e “Jornal Hoje”, e como diretor do “Gente Que Faz”. Também foi gerente executivo de programação da TV Brasil.

No momento, Volpato trabalha para realizar quatro produções que tratam do interior paulista em diferentes abordagens. São elas: os documentários “Etanol – Inventário do Sucesso”, “Jahu – A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros” e “Viola em Construção”, que também darão origem a séries de TV, e o longa “Estranhas Cotoveladas”, filme com a pré-produção já concluída.

A palestra é realizada dentro do projeto “Papos de Terça”, promovido pela Don Zelo, que já recebeu cinco profissionais de diferentes áreas, entre os quais, o professor de literatura Waldemar R. Pereira, o Wade, o pesquisador Romildo Sant’Anna, e a fotógrafa Rosi Caires.

 

Serviço:

Palestra “A importância da cultura do interior paulista no universo do audiovisual do Brasil”, com o cineasta Reinaldo Volpato, e exibição do documentário “Linhas Tortas”, terça-feira, dia 17, às 20 horas, na Don Zelo Spagheteria. Entrada franca. Endereço: rua Saldanha Marinho, 3920, Santa Cruz. Informações: (17) 3364-3639.

[mp_ads_system ads_system_select=”24330″]