RENOVA PROJETOS E PRODUÇÕES DIVULGA BALANÇO DO FESTIVAL MPBRASIL

0
190
Bruna Moraes e João Guarizo - Foto - Ricardo Boni
Bruna Moraes e João Guarizo – Foto – Ricardo Boni

O 1º Festival MPBrasil – realizado no Anfiteatro da Represa Municipal Nelson Castro, de 15 a 18 de abril – marcou o cenário cultural de São José do Rio Preto ao reunir em quatro dias de Festival cerca de 12 mil pessoas – todos ansiosos por ouvir música de qualidade por meio do concurso de músicas inéditas, com trinta apresentações, e shows com Tom Zé, Tulipa Ruiz, Varal de Renda e Zélia Duncan.

Segundo o diretor da Renova Projetos e Produções, André Fachinetti, o objetivo de valorizar a MPB foi cumprido. “Trouxemos shows importantes, fizemos um excelente concurso, incentivando músicos de várias partes do Brasil e também divulgando este importante gênero musical que é a MPB”, explica o organizador do Festival.

O público se impressionou com a energia e carisma de Tom Zé, que abriu o Festival em grande estilo. Com seus 78 anos, o artista foi incansável no palco e, ainda, fez questão de atender todos os fãs, dando autógrafos e tirando fotos um a um no gradil de segurança na frente do palco.

Tulipa Ruiz também manteve a energia do Festival em alta ao começar o seu show, último de sua turnê de seu trabalho autoral “Tudo Tanto”, cantando um de seus sucessos – a música “É”, já envolvendo os fãs que puderam apreciar uma performance sensacional da artista.

A banda Varal de Renda reuniu seus fãs para celebrar este momento importante da banda. “Foi uma experiência sensacional tocar no mesmo palco de artistas da música brasileira que a gente admira – desde a velha guarda, como o Tom Zé, até nomes da nova geração, como a Tulipa Ruiz”, diz Fernanda Vital, vocalista da banda, que animaram o público com músicas autorais como “Samba de Mentira” e “Melhor Assim”.

A última noite do Festival começou com muita ansiedade dos 10 finalistas do concurso de bandas, que fizeram apresentações impecáveis. Lory Ferreira, curador do concurso, afirma a qualidade técnica e riqueza musical dos inscritos no concurso. Os ganhadores foram Bruna Moraes e João Guarizo, de São Paulo, com a canção “Espera”, o riopretense Zeca Barreto levou o segundo lugar com sua música Pro Santo, o músico Paulo Monarco, de Cuiabá, conseguiu o terceiro lugar com sua música “Nave”, o casal Ivania e Carlos Gomes, de Praia Grande, emocionou o público com sua delicada “Casulo Moldura”, levando o quarto lugar, o músico Zebeto Corrêa, de Belo Horizonte, ficou com o quinto lugar com sua canção “Parceria”. No total foram R$ 10 mil em dinheiro. Para o músico Zeca Barreto, um dos ganhadores do Festival, este tipo de concurso valoriza os músicos e também o estilo Música Popular Brasileira. “Incrível poder ganhar este segundo lugar aqui na minha cidade com a torcida da maioria da plateia”, conta.

A noite seguiu em frente com uma apresentação eletrizante de Zélia Duncan que trouxe em seu repertório seus maiores sucessos, canções de Itamar Assumpção e também homenagens à Cássia Eller e Renato Russo.

Para cumprir um papel de formar público para a Música Popular Brasileira, o Festival realizou a exposição “Vozes da MPB” em cartaz no Riopreto Shopping durante os dias do evento. O objetivo da exposição foi trazer para o público informações históricas por meio de fotos e textos de nomes marcantes da MPB como Elis Regina, Gal Costa, Ana Canãs, Marcelo Jeneci, Chico Buarque de Holanda, Tom Jobim, Toquinho, Roberta Sá, Maria Rita, Djavan, Gilberto Gil, Nara Leão, Seu Jorge, Maria Bethania, Vinícius de Moraes, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Tulipa Ruiz e Tom Zé.

O Festival é realizado pela Renova Projetos e Produções com produção da Fama Produções e Consultoria e apoiado pelo ProAC-ICMS – Programa de Ação Cultural por meio do Governo do Estado de São Paulo junto à Secretaria de Cultura com patrocínio da Bohemia e da Lucasa Portas e Janelas Ullian, com apoio do Riopreto Shopping. A entrada para todos os dias de Festival foi um quilo de alimento não-perecível.