Rio Preto tem 308 pessoas contaminadas pelo coronavírus

0
291
Saúde

Rio Preto inicia a semana com 308 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19). Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, atualizou os números durante transmissão ao vivo na página da Prefeitura Municipal no Facebook.

São 4.304 registros de pacientes atendidos com estado gripal, sendo que 2.449 foram testados e 2.141 negativados. Dos 308 casos positivos para a doença, 10 pessoas vieram a falecer, 69 estão recuperadas, 85 são profissionais da saúde, 54 apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 78 foram detectados por meio de testes no Projeto Sentinela.

O coeficiente de incidência de casos para cada 100 mil habitantes agora é de 67 o que representa uma taxa de letalidade de 3,2%. No Brasil é de 6,8% e no Estado de São Paulo 8,1%.

 

O secretário de Saúde voltou a comentar o crescimento dos casos em Rio Preto, em especial nas últimas duas semanas.

“Nas duas últimas semanas essa curva se coloca quase vertical, ou seja, o aumento de casos está muito preocupante para a Secretaria de Saúde. Se deve, na maioria das vezes, devido ao isolamento que não está sendo cumprido adequadamente. Se isso continuar dessa maneira no futuro próximo poderá inclusive apertar este isolamento”, disse Aldenis Borim.

Durante a apresentação desta segunda-feira foram divulgados gráficos com a evolução do número de passageiros no transporte público. Os números apontam que existe uma maior movimentação de pessoas utilizando o sistema de transporte coletivo.

Somente em dias úteis houve um aumento de 61%, entre os dias 22 a 28 de março, quando iniciou a quarentena em Rio Preto até a última semana. Eram 25.718 passageiros agora já são 41.502.

“Esse aumento praticamente é responsável por esse número de casos vertiginoso. Semana passada teve 231.871 passageiros. Isso não é aceitável. Estão se expondo mais. Não pensem que a máscara sozinha protege, a máscara ajuda, mas quando você está em um ônibus você pega em vários locais”, afirmou Aldenis.

Agora são 426 notificações para pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo que 68 permanecem internados (44 em enfermaria e 24 em UTI). Dos 68 internados 16 estão com Covid-19 (5 em enfermaria e 11 em UTI).

“Esses índices são alarmantes, nos mostram um isolamento cada dia pior. A chance de ter uma curva verticalizada nos próximos dias é muito grande”, adiantou.

Como o isolamento social tem diminuído nos últimos dias não está descartada a possibilidade de fechamento de vários espaços públicos como Praças, quadras esportivas e a Represa Municipal. Segundo o secretário, isso será analisado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Desobediência civil colocando em risco a vida de outras pessoas. Poliesportivos, quadras, as pessoas rompem os alambrados e vão jogar futebol e outras coisas. Isso tem que ter um fim”.

 

Moradores da Casa do Cirineu

A atualização dos casos de coronavírus em Rio Preto contou com a participação do Frei Francisco, administrador do Lar São Francisco de Assis. A entidade mantém parceria com a Prefeitura Municipal no acolhimento de moradores em situação de risco, através da Casa do Cirineu, localizada na região sul da cidade.

No local são acolhidas as pessoas em situação de vulnerabilidade. Após a realização de 90 testes nos moradores, foi detectado que 66 deles deram positivo para coronavírus.

Segundo o Frei Francisco eles já foram isolados e recebem todo atendimento médico.

“Se encontram em Jaci. Acolhemos e cuidamos, com médicos, enfermeiros e toda a equipe técnica para dar a retaguarda necessária”, disse o Frei.

Os moradores que não testaram positivo para a Covid-19 foram levados para outra casa e mantém o isolamento social.

A partir desta segunda-feira a Casa do Cirineu vai passar por um processo de esterilização.

 

Morre  noviço de 36 anos da fraternidade franciscana de Jaci

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, em Jaci, confirmou, através do bispo de Rio Preto, dom Tomé  Ferreira, a morte do noviço Bruno. O jovem, de apenas 36 anos, foi vítima de Covid-19, e faleceu na noite deste sábado ,9.