Nesta quarta-feira, 19 de janeiro, Rio Preto completa um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19, com adesão de 89,54% da população para primeira dose – uma das maiores do Estado de São Paulo. Iniciada com o grupo dos profissionais de saúde, a campanha inclui hoje crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências e nas próximas semanas incluirá toda faixa etária.
Em números absolutos, o município aplicou 959.845 doses, das quais 403.945 são primeiras doses; 383.038 são segundas doses; 160.444 são doses adicionais e 12.418 são doses únicas. A cobertura vacinal de segunda dose está em 82,35%. Já a cobertura da dose adicional para idosos está em 79,28%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 90% de cobertura vacinal.
Apesar do avanço da campanha, um dos principais desafios hoje é fazer com que as pessoas que ainda não receberam a segunda dose e a dose adicional retornem às unidades para completar o esquema vacinal. “Hoje, conseguimos atingir uma cobertura vacinal importante para o controle da pandemia, mas ela ainda não acabou. A maioria dos casos que se agravam ocorre em pessoas não vacinadas ou parcialmente vacinadas. Por isso, é tão importante a vacinação”, afirma o secretário da Saúde Aldenis Borim.
O prefeito em exercício Orlando Bolçone acompanha o avanço da vacinação em Rio Preto, além de realizar reuniões com representantes das igrejas evangélicas do município para conscientizar a população sobre a importância da imunização. “Acompanhei o início da vacinação contra a covid-19 em crianças na última segunda-feira, dia 17, e reforçamos nossas parcerias para aumentar o número de pessoas imunizadas na cidade. As tratativas estão acontecendo diariamente no gabinete da Prefeitura para que Rio Preto alcance níveis ainda mais satisfatórios de pessoas com o calendário vacinal completo”.
À frente da campanha no município, a gerente de imunização Michela Barcelos lembrou da dificuldade no início: “Começamos com grupos específicos e isso foi muito difícil, pois tínhamos muitas pessoas querendo se vacinar e poucas doses. Apesar disso, assistimos a vontade dos trabalhadores ao vacinar, a comemoração de cada um ao receber as doses e no final vimos os resultados, que são gratificantes. Precisamos nos manter motivados e incentivar os faltosos a completar o esquema vacinal”.
A vacinação contra a covid é realizada nas 27 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. As informações sobre grupos, documentos necessários, intervalo entre doses e até endereços das unidades de saúde estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Rio Preto em: www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid.