Diocese de Rio Preto lança Campanha da Fraternidade 2017

0
322

A Campanha da Fraternidade 2017 vai ser lançada oficialmente na Diocese de Rio Preto

O lançamento acontece nesta quarta-feira de Cinzas,  1/3, às 9h, com missa na  Catedral de São José.  Neste dia, os católicos iniciam o período da quaresma.

Estão programadas mais três missas ao longo do dia: 12h30, às 16h e às 19h30. O tema deste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” .  O  lema é  “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).

A cerimônia com imposição das cinzas será presidida pelo bispo diocesano dom Tomé Ferreira da Silva. Será concelebrada pelos padres.

A Campanha da Fraternidade 2017, considerando os Biomas Brasileiros, convida a um novo período de reflexão acerca das questões ambientais e das ameaças à “Casa Comum”.

Bastante atual, o tema deverá ser trabalhado com as crianças e adolescentes, de maneira especial, nas paróquias e comunidades.

“Os catequistas, são agentes multiplicadores. A Catequese, talvez, seja o ambiente mais adequado e propício para trabalhar essa temática”, destacou o engenheiro químico João Adriano Alves, que é membro da Comissão da Campanha da Fraternidade para a Diocese de São José do Rio Preto.

Dom Tomé afirma que o objetivo geral é de cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

” A campanha evidencia a beleza natural e a diversidade do nosso país, por meio dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, que juntos abrigam cerca de 14% da biodiversidade de plantas do mundo”, destaca.