Rio Preto realiza projeto de incentivo ao empreendedorismo

1
152
EMPREENDE RIO PRETO

 

 A Secretaria de Desenvolvimento uniu-se às principais entidades do empreendedorismo para realizar o ” Empreende Rio Preto”.

A meta é incentivar o empreendedorismo e a qualificação profissional no município.  O evento oferece cursos, palestras, workshops e serviços de orientação. É voltado para quem quer empreender, para quem quer se qualificar e para aqueles que já empreendem.

 

Fazem parte do time entidades como Acirp, Sebrae, Senai, Sesi, Fatec, Senac, Movimento Startup Rio Preto, Banco do Povo Paulista e a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. Todos os parceiros estarão na praça Dom José Marcondes entre os dias 24 e 27 de maio.

“Recebi a missão do prefeito Edinho para criar um ambiente empreendedor na cidade.  Elaboramos o Empreende Rio Preto que compreende uma série de ações com o intuito de transformar o município em uma verdadeira ‘Cidade Empreendedora’. Nesta primeira etapa, serão prestados serviços de capacitação, orientação profissional e de formalização, como o MEI e o SUPERMEI. Também teremos uma série de orientações na pratica para aquele que quer empreender”, afirmou o secretário de Desenvolvimento de Rio Preto, Liszt Abdala.

 

Confira as atividades que cada um dos parceiros programou para o “Empreende Rio Preto”:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo:

  • Coordenação do evento
  • Oferta de linha de crédito pelo Banco do Povo podendo realizar o contrato no local
  • Os atendimentos serão realizados individualmente conforme ordem de chegada.

ACIRP

  • Conversa com Presidente: durante meio período, em todos os dias, um dos representantes do Corpo Diretivo da entidade estará disponível para uma conversa direta.  A  pessoa interessada poderá  ter noções da economia da cidade, sugestões de empreendedorismo para o seu negócio e sua atividade profissional.
  • Apresentação dos serviços exclusivos ofertados pela Associação como: plano de saúde, treinamento, proteção do crédito, entre outros.
  • Os atendimentos serão realizados individualmente conforme ordem de chegada.

SEBRAE

  • Por meio de suas duas unidades móveis, os consultores prestarão todos os esclarecimentos para quem deseja abrir uma empresa.  Além de iniciar o processo de formalização para quem já está interessado.
  • Apresentação do SUPERMEI e inscrição para 13 cursos gratuitos na sede de Rio Preto.
  • Os atendimentos poderão ser realizados de forma individual para andamento de uma formalização, por exemplo, ou coletivamente no caso de explicações sobre processos e curso.

SESI

  • O Serviço Social da Indústria estará presente com sua unidade móvel de ciência e tecnologia, promovendo visitas interativas em sua instalação junto a especialistas de robótica.
  • O propósito é despertar o interesse, desde o público jovem, para a importância da tecnologia aliada aos novos negócios.
  • As visitações acontecem em grupos de até 40 pessoas, divididos em oito por vez. Cada visita tem duração de 40 minutos.

SENAI

  • O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial estará presente com duas unidades móveis para visitação. Cada uma com um tipo de abordagem:
  • Unidade de Nanotecnologia: a carreta é equipada com tecnologia de ponta e equipamentos para interação que visam despertar o interesse para qualificação neste setor. As visitas acontecem em grupos de 14 pessoas a cada uma hora.

– Unidade de Manuseio de Alimentos: nesta carreta serão apresentados mini-oficinas focadas na alimentação, com destaque para a Panificação que será o carro-chefe desta unidade.

SENAC

  • A instituição educacional estará presente ministrando oficinas e palestras em temas como Beleza, Gastronomia e RH; além de encaminhamento para os interessados em estudar no local com direito a bolsas nos cursos oferecidos.
  • O atendimento é o contínuo e as palestras acontecem ao longo do dia em grupos conforme a demanda do momento.

FATEC

  • A Faculdade de Tecnologia estará presente com palestras sobre empreendedorismo, direcionamento de carreira, elaboração de currículos e atendimentos coletivos com depoimentos de ex-egressos sobre o sucesso de se profissionalizar no local.

SERVIÇO:

O QUE: EMPREENDE RIO PRETO
DATA: 24, 25, 26 e 27 de maio
LOCAL: Praça Dom José Marcondes
HORÁRIO: 9h00 às 17h00 (24,25 e 26) | 9h00 às 13h00 (27 – sábado)
ENTRADA GRATUITA

Artigo anteriorTrappistas , Quando Rubem Alves Virou Canção, no Sesi Rio Preto
Próximo artigoIguatemi São José do Rio Preto recebe evento Mundo Gloob
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.