Rio Preto recebe o projeto “Março Fotográfico”

0
78

foto1

A Oficina Cultural Fred Navarro promove, entre 5 e 28 de março, o projeto  Março Fotográfico. Serão oferecidas 125 vagas para oficinas, workshops e palestras gratuitas com nomes como Gal Oppido e Emiliano Capozoli, além da exposição coletiva “Arte e Fotografia Rio-Pretenses” em comemoração pelo aniversário de 163 anos da cidade. As inscrições devem ser feitas na unidade.

Com o  Março Fotográfico, a Oficina Cultural Fred Navarro pretende contribuir para a formação de fotógrafos profissionais e amadores. Abrangendo diferentes áreas da fotografia, o objetivo é estimular a troca de experiências e técnicas fotográficas por meio de palestras, workshops e oficinas com profissionais de destaque. Confira os detalhes da programação no site www.oficinasculturais.org.br

Em março, mês de aniversário de Rio Preto, a exposição “Arte e Fotografia Rio-Pretenses” presta uma homenagem aos artistas e fotógrafos da cidade. As lentes de Carla Vilalva, Márcio Nakamoto, Mi Chela, Paulo Berton, Ruy Barbosa Jr., Valdecir Gerotto e Vitão Natureza registram artistas em ação, em espetáculos de teatro, dança e música. A mostra terá abertura no dia 5 de março, às 13h, e fica em cartaz até o dia 28, com visitação entre terça a sexta-feira – 13h às 22h | sábados – 9h às 18h A entrada é franca.

No dia 10 de março, às 19h, acontece a palestra “O Significado da Imagem/ Arte na Contemporaneidade” com Paulo Eduardo Teixeira, fotógrafo, historiador e coordenador do Grupo de Estudos de Imagem, Fotografia e Cinema na UNESP – Marília. A palestra pretende discutir o significado da imagem na atualidade e os limites do processo criativo do fotógrafo, tendo em vista sua própria expectativa e também a do público.

Partindo da relação entre arte e fotografia, a atividade propõe uma reflexão sobre a importância de o profissional criar um padrão artístico pessoal que o faça distinguir-se de outros. As inscrições devem ser feitas até dia 7 de março.

Entre 13 e 14 e março, às 19h e às 9h, respectivamente, acontece a oficina “Fotografia de Rua”, com o premiado jornalista e fotógrafo Emiliano Capozoli. Por meio da junção dos conceitos de fotojornalismo e fotografia de arte, a oficina fornecerá informações técnicas sobre como tirar maior proveito dos recursos da câmera e, de forma prática, como melhor fotografar na rua. As inscrições devem ser feitas até dia 11 de março.

No dia 21 de março, às 9h, acontece o workshop “Fotografia Autoral Colorida e Leitura de Portfólio”, com a fotógrafa, pesquisadora e professora de artes, Inaê Coutinho. Partindo da concepção da cor como recurso expressivo na linguagem fotográfica, o workshop tem como objetivo abordar e expandir o diálogo sobre a prática do ato de fotografar, além do desenvolvimento de uma produção autoral. As inscrições devem ser feitas até dia 17 de março.

No dia 25 de março, às 19h, acontece a palestra “Strike a Pose – Fotografia de Moda, Beleza e Retrato”. O fotógrafo e professor Guilherme Pisa discutirá questões relativas à produção fotográfica, com ênfase em três temas: moda, beleza e retrato. Além da parte expositiva, a atividade conterá uma demonstração prática: em um miniestúdio montado no local serão realizadas fotos de cada tema, dentro dos padrões de qualidade técnica, conceitual e estética exigidos pelos mercados editorial e publicitário. As inscrições devem ser feitas até dia 24 de março.

No dia 28 de março, às 13h, encerrando a programação, Gal Oppido coordena o workshop “Quem Com Luz Fere, Com Luz Será Ferido”. Partindo da ideia de que a luz é construtora de imagens, o premiado fotógrafo-ensaísta apresentará parte de seu trabalho e compartilhará seu processo de criação, com o objetivo de promover a discussão sobre a articulação de forma e conteúdo na linguagem fotográfica e refletir sobre as variações de percepção da luz em suas diversas formas. As inscrições devem ser feitas até dia 24 de março.

 

EXPOSIÇÃO: ARTE E FOTOGRAFIA RIO-PRETENSES

Fotógrafos: Carla Vilalva, Márcio Nakamoto, Mi Chela, Paulo Berton, Ruy Barbosa Jr., Valdecir Gerotto e Vitão Natureza

5 a 28/3 – terça a sexta-feira – 13h às 22h | sábados – 9h às 18h

Classificação: livre

Entrada Franca

Local: Oficina Cultural Fred Navarro

 

PALESTRA: O SIGNIFICADO DA IMAGEM/ ARTE NA CONTEMPORANEIDADE

Palestrante: Paulo Eduardo Teixeira

10/3 – terça-feira – 19h às 22h

Público: fotógrafos profissionais e amadores a partir de 16 anos

Inscrições: 10/2 a 7/3 na Oficina Cultural

Seleção: carta de interesse

30 vagas

Gratuito

 

OFICINA: FOTOGRAFIA DE RUA

Coordenação: Emiliano Capozoli

13 e 14/3 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 18h (com uma hora de intervalo)

Público: fotógrafos profissionais e amadores, a partir de 16 anos

Inscrições: 12/2 a 11/3 na Oficina Cultural

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

Gratuito

 

WORKSHOP: FOTOGRAFIA AUTORAL COLORIDA E LEITURA DE PORTFÓLIO

Coordenação: Inaê Coutinho

21/3 – sábado – 9h às 16h (com uma hora de intervalo)

Público: fotógrafos profissionais e amadores, a partir de 16 anos (os candidatos selecionados deverão trazer para a atividade portfólio com, no mínimo, dez imagens)

Inscrições: 3 a 17/3 na Oficina Cultural

Seleção: carta de interesse

15 vagas

Gratuito

 

PALESTRA: STRIKE A POSE – FOTOGRAFIA DE MODA, BELEZA E RETRATO

Palestrante: Guilherme Pisa

25/3 – quarta-feira – 19h às 22h

Público: fotógrafos profissionais e amadores, a partir de 16 anos

Inscrições: 3 a 24/3 na Oficina Cultural

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

Gratuito

 

WORKSHOP: QUEM COM LUZ FERE, COM LUZ SERÁ FERIDO

Coordenação: Gal Oppido

28/3 – sábado – 13h às 17h

Público: fotógrafos profissionais e amadores, a partir de 16 anos (os candidatos selecionados deverão trazer uma lanterna para a atividade)

Inscrições: 3 a 24/3 na Oficina Cultural

Seleção: carta de interesse e duas fotos (20 x 25cm)

20 vagas

Gratuito

 

Oficina Cultural Fred Navarro

Telefones –  (17) 3212-9235 / 3234-2405

 

Artigo anteriorRapidinhas – Daisy Rieke, Cirurgia Metabólica, Iguatemi Rio Preto, Mansão JK
Próximo artigoRio Preto – Cemara Loteamentos inicia venda ao Lançamento do Residencial Vila-Lobos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.