Rio Preto tem taxa de letalidade de 11,11% e 72 casos positivos para Covid-19

0
248
12 casos Coronavírus

Três novos casos positivos para coronavírus (Covid-19) foram registrados em Rio Preto nas últimas 24 horas. Com isso sobe para 72 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia na cidade, em março.

Rio Preto totaliza 2.732 notificações, sendo que 935 já foram descartadas, 125 permanecem em investigação e outras 1.600 referem-se a pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Ao todo o município apresenta 271 notificações para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 39 estão internados, 9 deles em UTI e 30 em enfermaria. A SRAG é considerada fundamental pela Secretaria de Saúde porque nela os indivíduos apresentam os mesmos sintomas presentes no quadro do coronavírus.

Para se ter uma ideia, 71,62% das pessoas com alta hospital com problemas respiratórios graves (74 no total) permaneceram 8 dias internados. De 9 a 15 dias a porcentagem sé de 18,92% e de 16 a 21 dias 51 chega a 41%.

“Porque insistimos na SRAG porque sem o exame não sabemos se é Covid ou não. Tem que investigar, internar e isolar até que o exame sai porque ele tem os mesmos sintomas”, explica o secretário de Saúde Aldenis Borim.

Segundo o secretário, o tratamento para sintomas mais sérios envolvendo a Síndrome Respiratória Aguda Grave requer do sistema público de saúde maior suporte de equipamentos e médicos. O tempo de permanência em UTI, por exemplo, até 8 dias supera os 82% dos casos registrados.

Outro dado destacado pelo secretário é a taxa de letalidade que em Rio Preto gira em torno de 11,11%, enquanto que a média do país é de 6%.

“Nossos idosos que tiveram a doença são idosos que também tiveram associado doenças crônicas que já pertenciam a eles. Fumante crônico, com enfisema, cardíacos, por exemplo. As comorbidades que são doenças associadas ao paciente que pode determinar a mortalidade”, explica.